Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Contratação

Como é o processo de integração de quem chega à sua empresa?

Flávio Moura
01 jun 2017 às 10:23
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos grandes desafios na gestão de pessoas é contratar profissionais que atendam por completo os requisitos dos cargos. Frequentemente, os recrutadores se deparam com a falta de preparo dos candidatos, pouco interesse deles pelas vagas e até mesmo problemas comportamentais que logo aparecem nas dinâmicas de grupo.

Leia outros artigos de Flávio Moura aqui.

A tarefa se torna ainda mais desafiadora quando a própria empresa não oferece um salário atrativo e benefícios que atendam os anseios de quem tem tudo para dar certo se for trabalhar na companhia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas, deixando de lado essas dificuldades, gostaria de lembrar outra etapa que envolve a contratação de um novo profissional em qualquer organização. Imagine que você tenha encontrado a pessoa ideal, conseguiu chegar a um acordo sobre salário e benefícios, e agora ela faz parte da sua equipe. Pronto, problema resolvido?

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo

A onda da palpitaria

Imagem de destaque
Negócios

Principais desafios de quem dirige uma empresa de serviços

Imagem de destaque
No trabalho

Como lidar com seus pares

Imagem de destaque
Mudança

Como conduzir uma reestruturação na sua empresa


Na verdade, é exatamente nesse momento que muitos gestores pecam. Em boa parte das organizações, ainda não existe um processo de integração de quem chega à empresa. Ou então o fazem, porém apenas um mês depois, quando o funcionário já iniciou suas atividades e muitos vícios foram incorporados.

Publicidade


Os primeiros dias de trabalho podem ser muito confusos para quem aporta na companhia, pois os colegas ainda são desconhecidos, o novo colaborador não sabe o "jeitão" da empresa e, por mais experiente que seja, cada negócio possui suas particularidades.


Isso significa que, antes de iniciar o trabalho propriamente dito, os funcionários precisam conhecer os princípios e valores que norteiam a companhia, sua visão de futuro, as particularidades do mercado no qual atua e as competências que a tornam única.

Publicidade


Mas não se limite a dar as boas-vindas com slides que mostram apenas a história da organização, um pouco de sua cultura, os produtos do portfólio e alguns dos principais clientes. Isso também é muito importante, claro, mas apenas uma parte do processo.


O novo funcionário precisa ser apresentado às pessoas com quem irá trabalhar, incluindo superiores, pares e colegas das outras áreas onde terá mais contato. Conhecê-las desde o início, pode evitar alguns conflitos desnecessários logo de cara e ainda abrir espaço para o cultivo de boas relações.

Publicidade


Não se esqueça de expor os principais termos ou siglas utilizados na empresa, além de indicar os canais de comunicação e normas internas. Também é fundamental que ele saiba a quem recorrer para pedir orientação e sanar dúvidas.


Infelizmente, não é raro encontrar gestores que pregam o seguinte discurso: "Não se preocupe, o pessoal é gente boa e com o tempo vai lhe explicando o trabalho". Isso ocorre porque as lideranças nem sempre compreendem a importância do acompanhamento de quem chega ou porque simplesmente preferem deixar que outros o façam.

Publicidade


Terceirizar o processo de integração tende a dar errado por três motivos: algumas pessoas, mesmo que bem-intencionadas, estão despreparadas para orientar os "novatos"; outras talvez não aceitem bem a chegada deles; por último, existem aquelas que não são exatamente o melhor exemplo a ser seguido.


Por isso, o ideal, sempre que possível, é que essa tarefa seja conduzida pelo gestor imediato. Ele fica responsável por treinar e apadrinhar as pessoas nos primeiros dias. Contando, é claro, com o apoio de alguns colaboradores diretos se o número de contratados de uma só vez for muito grande.


É comum que vocês percam bons profissionais logo após a contratação? Será que deram a atenção necessária no início das atividades deles na empresa? Quem sabe você esteja falhando nesse ponto e isso tem colaborado para a alta rotatividade na companhia.

Uma integração estruturada pode ser decisiva para que as pessoas desempenhem bem ou não no curto prazo. Além disso, se é tão difícil encontrar ótimos profissionais, nada mais racional que recebê-los com o cuidado que merecem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade