Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira as dicas!

Saiba como melhorar a educação de seu cãozinho

Victoria Costa - Estagiária*
26 out 2018 às 17:35
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de adotar um filhotinho ou mesmo durante seu crescimento, surgem diversas dúvidas quanto ao seu comportamento e se a educação está sendo correta para que seja um bom cãozinho. Questões como repreensão quando os pets fazem bagunça, xixi no local correto, apresentá-lo para alguém ou outro animal e ensinar truques, são algumas das perguntas mais frequentes dos tutores.

De acordo com o adestrador Afonso Pereira, da empresa K9 de Londrina, as dúvidas estão basicamente ligadas a dificuldade em compreender em quando e como corrigir e quando e como recompensar o cãozinho. "O momento e a forma correta são as chaves da educação. É a linguagem que se estabelece com o cão. Um parâmetro que ele recebe para entender o processo educacional", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para responder todas essas perguntas, o Bonde conversou o adestrador para te ajudar a educar o seu pet da melhor forma possível.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Confira as dicas:

Publicidade


O que fazer se meu cão late muito?


Os cães se comunicam através do latido, então sabemos que é algo normal. Mas se é algo que está fora do comum e frequente, talvez seja um sinal que algo não está bem. "Em primeiro lugar precisamos entender porque ele late muito. Existem muitas opções que desencadeiam esse comportamento desde ansiedade, estresse, sensibilidade com sons, euforia. Para cada motivo há algumas formas de intervenções", ressalta Pereira. Se o caso persistir, é necessário contratar um profissional pra avaliar a situação.

Publicidade


Como iniciar a socialização?


O cãozinho precisa aprender a se socializar com outros cães e pessoas desde pequeno. Mas, para isso, é necessário que ele tenha tomado todas as vacinas e ser liberado pelo veterinário para ter contato com o ambiente externo e ser apresentado para outros animais. Ao apresentar um novo cãozinho, é necessário tomar alguns cuidados e lembrar que a apresentação para o cachorro se faz pelo olfato.

Publicidade


"Ele precisa cheirar a pessoa ou outro cachorro para que possa identificar e ficar calmo. É importante permitir que isso aconteça", afirma. Ainda de acordo com o adestrador, é importante ficar atento e observar se os cães estão incomodados com a situação. Se isso acontecer, deixe-os separados. Mas se o ambiente permanecer tranquilo, o que acontece na maioria das vezes, o filhote aprenderá com os mais velhos as regras caninas de sociedade e sua socialização será natural.


Como ensiná-los a fazer xixi no local correto?

Publicidade


Devemos ensinar aos filhotes sobre o local onde ele irá se alimentar, beber água e fazer xixi. Por isso, é correto estipular um local fixo para ele utilizar como "banheiro". Para isso, basta levá-lo ao local, esperar que ele faça suas necessidades e assim que ele terminar, deve-se comemorar e brincar com ele para que entenda que esse é o correto a se fazer. Repetindo isso durante o mês, o cão irá acostumar e agir naturalmente depois. "Lembrando que o filhote ainda não tem total controle sobre sua fisiologia, como os bebês humanos, ele eventualmente deixará escapar em outros locais, fato que não deve desanimar o dono."


Qual a melhor maneira de repreender um cachorro?

Publicidade


Quando o cãozinho faz alguma coisa errada, às vezes o tutor fica com dó de brigar ou repreendê-los. Mas para educá-los e não deixá-los repetir os mesmos erros, é necessário apresentar uma postura firme e calma. "O cão precisa ser corrigido imediatamente após o comportamento indesejado. Se ele estragou seu sapato e você só notou quando viu estragado, dar bronca nesse momento, muito após o acontecido, não dá certo. O cachorro não vai vincular a bronca com o fato. Não adianta mostrar e nem esfregar o focinho. A correção é no ato, no flagra da ação", ressalta. E lembre-se: a repreensão deve acontecer verbalmente apenas.


Como melhorar o temperamento do meu pet?

Publicidade


Um cão equilibrado emocionalmente sempre terá um comportamento calmo e ativo. Para isso, é necessário fazer visitas frequentes ao veterinário para verificar se o cão está fisiologicamente saudável. Se ele estiver bem, é preciso suprir as necessidades dele, como atenção, atividade física, alimentação e ambiente (quintal, casinha, canil) salubre.


Se o seu animal for agressivo e precisar melhorar esse comportamento, é imprescindível a ajuda de um profissional. Todas as raças e todas as idades são possíveis de serem adestradas. No entanto, é bem mais difícil mudar o hábito quando adulto do que criar bons hábitos durante a infância.


Como ensinar truques ao meu cão?


É sempre muito divertido ensinar truques ao bichinhos. Para alguns é mais fácil. Já outros apresentam mais dificuldades para aprender. Mas é sempre possível, basta saber como fazer. De acordo com Pereira, existem muitas técnicas para isso, mas é regra básica é recompensar com petisco, atenção ou brincadeira. "Por exemplo, se quer ensiná-lo a sentar, assim que ele tocar o traseiro no chão você o recompensa. Com o passar o tempo ele vai aprender", garante.

(*Sob a supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade