Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pet em casa

Cachorro comendo mais na quarentena? Veja cuidados com a alimentação

Lívia Marra - Folhapress
09 jun 2020 às 09:17
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A convivência com a família em tempo integral na quarentena pode afetar a alimentação do pet. Petisco oferecido com moderação não é vetado, mas o tutor deverá agir se o animal começar a pedir comida além do normal.

Pode ser uma forma de chamar a atenção. Mas a mudança de rotina influi no comportamento, diz a veterinária Carla Berl, fundadora da rede de clínicas Pet Care.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ela, há animais que relacionam ganhar comida à presença do tutor em casa. E agora, com a quarentena, pode pedir mais alimento. "Precisa tomar cuidado porque eles podem ganhar peso", alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


A dica é dividir a quantidade de ração e oferecer três vezes ao dia, em vez de duas. A tática pode dar certo também para os pets que ficam pedindo comida no momento das refeições dos tutores. Então, neste período de isolamento social, eles podem comer na mesma hora que a família.

Publicidade


Para uma alimentação adequada, a veterinária afirma que devem ser levados em conta dois cenários: 1) a família fica mais em casa e sai menos para passear com o pet; 2) o tutor tem mais tempo disponível e sai mais do que antes com o animal. Essas informações definem a quantidade correta de alimento, conforme o gasto de caloria.


Se os passeios estão mais curtos, o tutor deve cortar a quantidade de alimento entre 10% a 15% para um cachorro que está com o peso adequado, e entre 15% a 20% no caso de animais obesos, afirma a veterinária.

Publicidade


Mas cães que estão se exercitando mais agora não devem ganhar mais comida -a não ser que estejam perdendo muito peso e muito magros. Nesse caso, a sugestão é oferecer alguns petiscos durante o dia.


Gatos

Publicidade


A alimentação do felinos não deve ser alterada. Contudo, a recomendação para quem tem gato gordinho é aproveitar a quarentena para ajudá-lo a se exercitar.


Bolas de papel e penduricalhos são brincadeiras bem-vindas. O tutor pode também mudar de local de trabalho algumas vezes ao dia, fazendo com que o animal se movimente ao segui-lo.

Publicidade


Rotina de higiene


A pandemia de coronavírus ainda não atingiu o pico no Brasil, segundo especialistas. Por isso, a orientação é ficar em casa e fazer passeios curtos com o cachorro, apenas para suas necessidades.


Ao voltar para casa, as patinhas do animal devem ser limpas com água e sabão neutro.

Não há indícios de que cães transmitam o vírus, mas eles podem levar a contaminação para casa a partir dos pelos. Por isso, pratique o distanciamento social e evite que o animal brinque com outras pessoas durante as saidinhas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade