Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fofos!

Cães do Bope se aposentam após 9 anos de atuação

AEN-PR
04 mai 2020 às 09:45
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lótus, Kira e Loba viveram uma grande história na COC (Companhia de Operações com Cães) do Bope (Batalhão de Operações Especiais) ao longo de quase nove anos de atividade.

Os cães, da raça Pastor Belga Malionis e Pastor Alemão, encerraram o período de serviço e agora seguem para a reserva, adotados pelos policiais militares com quem trabalharam por anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Juntos, os três cães auxiliaram na apreensão de mais de duas toneladas de drogas ao longo da carreira e representaram a Corporação em grandes operações estaduais e nacionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Os cães são especialistas em detecção de drogas e foram treinados desde filhotes para desenvolverem suas habilidades. O comandante da COC, capitão Gustavo Dalledone Zancan, destaca que depois de anos de operações e ações nas ruas chegou a hora do merecido descanso para o trio.

Publicidade


A Companhia organizou uma pequena cerimônia e inaugurou uma nova galeria de heróis caninos, tendo como primeiros homenageados Lótus, Kira e Loba.


"Agora ele vão para lugares com espaço, terão um afago das famílias que os adotaram. Para nós, é muito especial esse momento e nada mais justo do que fazermos esta despedida oficial. Isso não significa que não possam voltar ao quartel, mas agora o compromisso deles é com o descanso e poder aproveitar os últimos anos da vida”, disse.

Publicidade


A trajetória de Loba na Polícia Militar começou em 2010 e, desde pequena, já demonstrava o talento para o faro de drogas, tanto que é a mãe de dois cães muito apreciados na companhia (Flecha e Zica), que possuem as mesmas habilidades. Ela participou de cursos e seminários, sendo o primeiro cão formado no Bope no 1º Curso de Cinotecnia da unidade, em 2016.


"Foi muito gratificante participar da formação da Loba porque é uma cadela muito dócil e muito boa de trabalho, então ao longo desse período conseguimos êxito em localizar bastante entorpecente em apoio às instituições como Polícia Federal, Rodoviária Federal e a própria Polícia Militar”, destacou o cabo Marcos Aurélio de Souza, que foi o treinador da cadela.

Publicidade


Kira e Lótus também nasceram em 2010 e são irmãos. O alto desempenho dos cães contemplou o cabo Marcos Sousa e Kira para atuarem pela Força Nacional em 2012 na Operação Enafron Brasil, na divisa entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.


Várias apreensões ocorreram graças ao trabalho de Kira, que renderam posteriormente um elogio individual do Comando da Força Nacional à equipe do Canil do Bope. "Agora ela terá um merecido descanso, cumpriu uma missão muito nobre enquanto atuava na Companhia. Ela fez história”, destacou o soldado Charles Robert de Almeida, atual condutor de Kira e que a adotou.

Publicidade


Lótus acompanhou o soldado Alexandre Alves de Souza em diversas operações policiais e foi o cão responsável por participar da formação de novos policiais militares cinotécnicos.


Atualmente, Lótus é o cão de faro da Polícia Militar com mais apreensões em todo o Paraná. Somente em uma operação, foi quem localizou uma carga de 600 quilos de maconha.

A ação dos cães policiais causa temor aos traficantes que fazem venda de drogas. Segundo o soldado Alves, as características físicas dos animais superam a criatividade dos criminosos em esconder as drogas. "Os cães conseguem encontrar as drogas e resolvem situações impossíveis para o ser humano com a ferramenta do faro dele”, explica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade