Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Agitação

Carnaval: veterinária orienta sobre o bem-estar dos pets no feriado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 fev 2020 às 09:45
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos já estão em contagem regressiva para a maior festa do país – o Carnaval! Há quem prefira descansar nessa época e há os que já estão com a grade de programação montada para curtir o agito com amigos, filhos e até mesmo com seus pets, que hoje já são considerados membros da família e motivam o surgimento de espaços pet friendly por todo o Brasil.

Mas o que fazer com o animal de estimação durante este período? Quais cuidados não podem ser esquecidos? A Natália Lopes, médica veterinária e líder de comunicação científica da Royal Canin, separou algumas dicas para assegurar o bem-estar do seu pet. Confira!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cuidado com as altas temperaturas

Leia mais:

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família

Imagem de destaque
Rolândia e Jaguapitã

Trator, veículos e R$ 390 mil são apreendidos em operação contra furto de ração

Imagem de destaque
Cuidado redobrado

Páscoa aumenta número de casos de intoxicação alimentar em cães

Imagem de destaque
Não foi de tiros

Sucuri Ana Júlia morreu de causas naturais em MS, aponta perícia


O ideal é evitar a superexposição ao sol entre 10h e 16h. O piso ou areia quente pode causar ferimentos nas patinhas do animal. Se o pet for exposto ao sol, não se esqueça de passar médico veterinário do seu animal para ter mais informações.

Publicidade


Independente da programação, é importante sempre ter em mãos uma garrafinha de água fresca para que seja oferecida com frequência ao pet.


Atenção com a música alta

Publicidade


Os pets, especialmente os cães, têm uma audição muito apurada. Por isso, o som que pode não estar muito alto para nós, humanos, pode estar muito alto para eles. Por isso, mantenha uma distância segura da caixa de som para não prejudicar a audição do seu cãozinho.


Alimentação e rotina precisam ser mantidas

Publicidade


Procure, ao máximo, não tirar o pet de sua rotina. Mantenha os horários de alimentação e garanta um período de descanso adequado para ele. A alimentação úmida, como sachês, pode ser um grande aliado nessa época do ano para ajudar a manter o pet hidratado, além de ser muito palatável para eles. Além disso, é super prática na hora de levar uma porção separada em passeios ou viagens.


Prepare-se para a viagem com o pet

Publicidade


Se viajar de carro, passeie com o animal antes dele entrar no veículo para que ele faça suas necessidades. O ideal é acostumar o animal com o movimento antes de iniciar o percurso. Não é indicado que o pet seja alimentado antes das viagens e durante o trajeto, já que eles podem ficar enjoados.


É importante nunca deixar o animal solto dentro do carro. O recomendado é utilizar caixa de transporte adequada ou, para cães, cinto de segurança próprio. Não permita que o pet coloque a cabeça para fora da janela, pois isso pode causar lesões em olhos, orelhas, otite ou machucados em caso de impacto com insetos ou pedras.

Publicidade


Mantenha as vacinas e a vermifugação do seu pet atualizadas, pois isso garante proteção em um ambiente com outros animais que ele terá contato. Consulte seu médico veterinário para saber se o local de destino precisa de vacinas diferentes daquelas que seu pet já toma.


Nunca deixe o animal sozinho

Publicidade


Não deixe o animal sozinho durante o período em que estiver fora de casa. Disponibilizar alimento e água não garantirá que ele estará bem durante sua ausência.


No caso de viagens em que o pet não seguirá junto, o recomendado é buscar um serviço profissional especializado, dentre eles hotéis que estejam prontos para recebê-lo ou, então, pet-sitters que visitem a residência diariamente e amenizem a ausência da família, além de zelar pelos cuidados de saúde e bem-estar do animal.


Importante que seja feita uma pesquisa criteriosa e uma visita no local (no caso de hotéis), além de um período de adaptação com o animal antes dele ficar sob os cuidados profissionais contratados.


Identificação é fundamental


Nos momentos de passeios, é imprescindível que seu pet esteja usando a guia e uma coleira com identificação. Todos os locais durante o feriado costumam ficar cheios e fugas e brigas entre cães podem acontecer. Além disso, o agito pode acabar assustando o animal e causando alguma reação inesperada.


Adereços não são recomendados pois são quentes, dificultam a locomoção, além de possuírem peças que soltam com facilidade, como botões e laços, e podem ser engolidos. Também vale saber que tingir o pelo do animal pode causar irritação, alergias ou até mesmo intoxicação grave na pele.


Tenha o contato do veterinário em mãos

Fique atento ao comportamento do seu animal e procure um médico veterinário sempre que perceber uma reação ou comportamento estranho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade