Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em cães!

Chuvas elevam risco de doenças de pele e leptospirose em cães

Lívia Marra - Folhapress
18 fev 2020 às 09:14
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A época de chuvas pede cuidados redobrados com os cães. Isso porque a exposição à água contaminada pode causar doenças.

Enquanto alguns animais têm medo da chuva – especialmente por causa dos trovões –, outros adoram brincar na água. Há, ainda, aqueles que não fazem as necessidades em casa e precisam dar uma voltinha, ainda que a rua esteja molhada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aí é que está o perigo. De acordo com Thaís Matos, veterinária da DogHero, o fator de risco das chuvas não é a água em si, mas sua possível contaminação. No período de chuvas, algumas doenças se tornam mais frequentes, como problemas de pele e leptospirose. "O cão pode contrair bactérias, micro-organismos e parasitas, o que pode levá-lo a desenvolver sintomas dessas enfermidades", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


A veterinária lista algumas dicas para manter a saúde do pet em meio à chuva. Primeiro, é importante que o tutor proteja o cão durante os passeios. Se sair de casa for indispensável, o ideal é investir em um guarda-chuva específico para o animal. Como as patinhas permanecerão expostas, a orientação é fazer a higienização assim que voltarem para casa, evitando frieiras e outras doenças.

Publicidade


Além disso, não deixe o animal matar a sede em poças. Portanto, lembre-se de sempre levar uma garrafinha com água para o passeio.


Cuidado com banhos e com a secagem. Excessos, somados a uma secagem ineficiente, podem fazer mal ao bicho, que pode desenvolver alergias e até gripe. Pelos bem aparados ajudam na proteção.

Mantenha o pet longe de áreas alagadas e tenha atenção com o risco de leptospirose. A doença, que pode ser fatal, é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e transmitida sobretudo em inundações. A veterinária diz que, apesar de não serem 100% eficazes, as vacinas V8 e V10 previnem a leptospirose.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade