Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem estresse

Comida, decoração, fogos; saiba tudo para o pet ter um fim de ano tranquilo

Lívia Marra/Folhapress
28 dez 2020 às 17:18
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Festas de fim de ano são marcadas, tradicionalmente, por casa cheia, aromas e fogos. Neste 2020 da pandemia, em que o ideal ainda é manter o isolamento, é prudente que as reuniões em família não aconteçam como antes. Mas decoração, comida típica e rojões devem continuar presentes. E isso implica riscos para a saúde dos pets.


Nesta época, clínicas costumam registrar aumento nos atendimentos por intoxicação alimentar ou acidentes com enfeites de Natal. Se o pet passar mal ou se ferir com a decoração, não tente receitas caseiras. Identifique a causa, acione o veterinário de confiança e busque atendimento específico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Saiba tudo para o pet ter um fim de ano tranquilo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Profissionais explicam

Lambeijo: beijo de pet faz mal para a saúde da boca?

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais


- O pecado da gula - Uma cena clássica na ceia é o cachorro tentar roubar comida do prato de alguém. Mas, para evitar cólicas, vômitos e diarreia, o ideal é manter a dieta e só oferecer o que pet já está acostumado a comer. Mantenha o cachorro longe de doces e comidas gordurosas. Uvas -naturais e passas- e macadâmia também podem fazer mal, conforme quantidade ingerida e o peso do animal. Caso receba alguém em casa, oriente o convidado a não dividir o prato com o peludo, já que alguns alimentos e temperos são tóxicos ou de difícil digestão e podem acabar com a festa do bichinho. Se quiser fugir da ração, use produtos feitos especialmente para os animais. Há panetones, chocolates e até vinhos que não fazem mal a eles, mas devem ser oferecidos com moderação. O mimo é válido, mas seja petisco próprio para animais ou caseiro, idade e condição de saúde devem ser levadas em conta. E é sempre bom consultar a opinião do veterinário.

Publicidade


- Decoração não é diversão - Bolinhas e luzes piscando podem transformar a árvore de Natal em um parque de diversão para cães e gatos. Mas eles podem engolir peças, sofrer ferimentos e até choques elétricos. Filhotes, que roem tudo o que acham pela frente, podem se interessar também pelos fios do pisca-pisca.


- Chique é estar confortável - Fantasiar o cachorro de Papai Noel pode ser quase irresistível para os tutores. No entanto, roupinhas e adereços natalinos, assim como fantasias de Carnaval ou de festas juninas, devem ser confortáveis e não limitar os movimentos. O tutor deve sempre levar em consideração se o animal está acostumado a usar roupinhas. Além disso, o calor pode incomodar. Uma alternativa é colocar a roupinha apenas para uma sessão de fotos ou para um momento especial da noite.


- A tortura dos fogos - Fogos de artifício, trovões e ruídos excessivos -como música muito alta- são inimigos dos animais, que têm audição extremamente sensível. Assustado, o cachorro pode tentar se esconder ou fugir. E, assim, pode pular janelas, correr para o meio da rua ou se machucar com objetos mesmo dentro de casa. Cães e gatos com problemas de saúde devem ter atenção especial, principalmente aqueles com doenças cardíacas. A dessensibilização deve começar meses antes do período de festas, mas algumas dicas podem ajudar na hora da queima: agir de forma natural e entreter o pet com o brinquedo preferido; deixar o animal em um cômodo tranquilo, onde o som seja mais abafado; não forçar situações desconfortáveis e deixar que ele se esconda sob algum móvel; colocar algodão no ouvido, superficialmente para não machucar e apenas enquanto durar o barulho. É importante que ele use plaquinha de identificação, com nome e telefone do tutor para contato. Isso ajuda -e muito- em caso de fuga.

- Focinhos ao vento - Se, apesar da Covid, a família optar ou precisar viajar, o pet deve ser transportado de forma segura e confortável no carro: em caixas ou bolsas apropriadas, no banco traseiro, com cinto de segurança; não permita que ele coloque a cabeça para fora da janela; use coleira e guia. Contra enjoos, o cachorro deve ser alimentado três horas antes da partida. Ofereça água em trajetos com duração acima de quatro horas. Se o percurso for mais longo, é recomendado estacionar o carro em lugar seguro e levá-lo para fazer xixi e esticar as patinhas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade