Confira 7 dicas para dar banho em cães durante a quarentena

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

A pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, trouxe inúmeras mudanças para rotinas de pessoas e animais. Com as medidas de distanciamento social, é recomendado que os tutores, entre outros fatores, não levem seus pets - cachorros e gatos - para passear e para tomar banho em pet shops.

Reprodução/Pixabay

A quarentena deve ser imposta aos animais porque, apesar de cachorros e gatos não contraírem ou transmitirem o novo coronavírus aos humanos, podem se contaminar em ambientes externos e levar o microrganismo para dentro de casa nas patas ou nos pelos.

Para evitar que a contaminação das patas e pelos ocorra, é preciso adotar medidas de higiene rigorosas, especialmente em relação aos cachorros. É recomendado que, sempre que o cão sair para áreas externas da casa, o tutor limpe suas patas e pelos com água e sabão próprios para a espécie. Além disso, é importante manter uma rotina de cuidados higiênicos, o que inclui um bom banho.

Adriana Souza dos Santos, veterinária da AmahVet Clínica Veterinária, ensina os tutores como dar banho em seu pet para mantê-lo limpo e seguro durante o período da quarentena. Veja:

• Use água morna;

• Proteja as orelhas do cachorro com algodão (sem apertar) para que não entre água ou fiquem úmidas após o banho;

• Inicie o banho da cabeça para baixo para não assustar o animal e correr menos risco de cair água nos ouvidos;

• Molhe a pele e os pelos e passe uma quantidade de shampoo suficiente para limpar o animal, produzindo uma espuma que cubra toda a superfície corporal;

• Tome cuidado e não aplique shampoo nos olhos e nem na boca do animal;

• Deixe a espuma agir e massageie por um período de cinco a 10 minutos;

• Após o tempo de ação do shampoo, enxague com bastante água e remova todo o produto.

Conteúdo relacionado: