Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados

Confira dicas para ajudar idosos a cuidar de animais de estimação

Lívia Marra - Folhapress
26 mai 2020 às 09:24
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Animal de estimação é sempre boa companhia. E, na quarentena, pode ser a única de muita gente. Idosos, que precisam de cuidado extra contra o coronavírus, devem ter ajuda também para atender às necessidades de seu pet.

Familiares, amigos e vizinhos podem dar aquela mãozinha com compras e até com o passeio do cachorro. Isso porque o pet não deve ser separado do idoso, a menos que o tutor tenha recebido diagnóstico de Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Separar os animais de seus donos sem necessidade pode gerar consequências psicológicas sérias", diz o médico-veterinário Alexandre Merlo, gerente técnico e de pesquisa aplicada da empresa de saúde animal Zoetis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Apesar do isolamento social, cães podem fazer passeios curtos, para suas necessidades. Segundo o especialista, caso o animal já esteja habituado a ficar em casa, não há por que mudar a rotina.

Publicidade


Mas, se a saída for imprescindível, as precauções de distanciamento social e higiene devem ser adotadas. Além disso, as patinhas do pet devem ser limpas com água e sabão neutro após cada passeio.


Se o animal precisar de atendimento veterinário, o idoso deve, também, recorrer a parentes e amigos. Ou que a clínica se responsabilize por buscar e devolver o bichinho.

Publicidade


"Por serem considerados essenciais, os médicos-veterinários continuam disponíveis e nenhum cuidado com os pets deve ser interrompido", lembra Merlo.


Cuidados na tosa

Publicidade


O pelo do cachorro cresceu demais nesta quarentena? Fazer a tosa em casa pode colocar o animal em risco, mas, com alguns cuidados, é possível tirar aqueles pelinhos que caem nos olhos ou que incomodam o pet ao caminhar.


A falta de experiência, porém, pode ir além do corte torto e resultar em ferimentos. "Já vi casos de tutores cortarem sem querer a orelha do pet", diz Rodrigo Gomes, veterinário da clínica SPet junto à Cobasi Guarulhos Aniello Pratici.

Publicidade


Por isso, a regra número um é usar uma tesoura sem ponta. Máquinas usadas por humanos não são recomendadas – e podem irritar a pele do animal.


Além disso, ao usar uma tesoura com ponta próximo à região dos olhos, por exemplo, há risco de perfurar o olho do animal.

O tutor pode perceber a necessidade em cortar o pelo em casa quando o animal começa a escorregar ao andar por causa do pelo que nasce entre as almofadinhas das patas ou quando o animal não consegue enxergar direito. Nesse caso, o tutor pode considerar cortar o pelo em casa, mas com todos os cuidados –estabilizar a cabeça do animal é umas das principais recomendações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade