Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Conheça 5 plantas que são tóxicas para os gatos

Caroline Knup - Estagiária*
22 mai 2020 às 10:24
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma casa florida e repleta de plantas decorativa traz muitos benefícios para a saúde dos seres humanos, além de trazer beleza estética aos ambientes. Entretanto, tutores de gatos e cachorros precisam ficar atentos, já que algumas plantas podem ser tóxicas e prejudicar a saúde dos animais.

O principal meio de evitar que os animais se intoxiquem com as plantas é impedir que eles cheguem perto das flores. Contudo, cachorros e gatos são rápidos e muitas vezes agem em silêncio, de modo que o tutor não consegue perceber que eles já podem estar próximos do perigo. Por isso, é importante estar atento aos sinais de intoxicação, uma vez que, quando percebidos, é possível levar o animal para receber atendimento veterinário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os principais sintomas de intoxicação por plantas nos animais são:

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Amantes de pets, londrinenses gastam, em média, R$193,30 mensais com cãozinho

Imagem de destaque
ExpoPet

ExpoLondrina permite entrada de animais domésticos pela primeira vez

Imagem de destaque
5 de abril

Dia do filho: saiba por que os pets estão sendo considerados membros da família


• Vômito;
• Diarreia;
• Irritações e alergias na pele;
• Convulsões (em casos mais graves).

Publicidade


No caso dos gatos, é preciso considerar que os sintomas podem variar de acordo com a idade, com a raça e com as condições gerais de saúde, bem como a quantidade de planta ingerida.


Mas, afinal, quais são as plantas tóxicas para os gatos?

Publicidade


Existem muitas plantas e flores que possuem substâncias tóxicas para os felinos. Abaixo você encontra as cinco plantas principais nas casas dos tutores brasileiros. Veja:


Lírios

Publicidade


Os lírios são comuns, principalmente, em arranjos e cestas e, por isso, podem ser encontrados pela casa quando o tutor recebe um presente decorado com essas flores. Apesar de ser linda e exótica, a planta representa um grande perigo para os felinos, já que todas as suas partes são venenosas.


A intoxicação por lírio pode causar dificuldade de engolir, problemas respiratórios e até mesmo convulsões graves nos gatos. Desse modo, essa planta não é indicada para os tutores de felinos. Caso o dono queira ter, é preciso colocar a flor em um local onde o animal não terá fácil acesso.

Publicidade


Comigo-ninguém-pode


O nome da comigo-ninguém-pode já é bem sugestivo e indica que a planta é bem perigosa. Essa flor não é tóxica só para os felinos, como também para cachorros e até crianças. A intoxicação por comigo-ninguém-pode causa dor, irritação e dificuldade para engolir nos gatos.

Publicidade


Bico-de-papagaio


O bico-de-papagaio é uma bela flor e está presente em decorações natalinas por conta de suas tonalidades em vermelho e verde. Apesar da beleza, tutores de gatos precisam ficar atentos, já que essa planta apresenta uma toxina poderosa contra os felinos.

Publicidade


O contato com as folhas de bico-de-papagaio pode causar irritação na pele dos animais e, quando ingerida, as reações são ainda piores, já que podem incluir problemas digestivos graves e muitas dores.


Violeta


A violeta é uma das flores mais encontradas nas casas dos brasileiros. Conhecidas por suas variadas cores, essas plantas podem trazer um enorme prejuízo para a saúde dos felinos quando ingeridas. Quando os gatos comem a violeta, podem sofrer com diarreias, vômitos e até problemas respiratórios graves.


Copo-de-leite


O copo-de-leite é comumente encontrado nas casas dos brasileiros, principalmente em datas comemorativas como o Dia das Mães, já que é muito utilizado como presente. Apreciada pelos decoradores pela beleza estética de suas cores, a flor precisa ser mantida longe de gatos e até mesmo de crianças. Isso porque todas as partes da planta são tóxicas e podem causar salivação excessiva e dificuldades para engolir.


O que fazer caso ocorra intoxicação?


Mesmo com o conhecimento de quais plantas são tóxicas para os felinos, é possível que acidentes ocorram. Por isso, é importante que o tutor saiba como agir em caso de intoxicação. O primeiro passo a ser tomado é levar o gato até o veterinário para uma consulta de emergência.


O tutor nunca deve oferecer soluções e produtos caseiros para tentar amenizar o quadro do animal, já que a ingestão de algumas substâncias podem prejudicar ainda mais o estado dos gatos.


(Com informações do Petz.)

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade