Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide de seu pet!

Conheça 7 sinais que indicam que seu cachorro sofre de ansiedade de separação

Lívia Marra - Folhapress
19 ago 2020 às 08:46
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ficar o tempo todo com o cachorro é muito bom. Brincar, e parar são ótimas ações para tutores e cães. Contudo, se o animal uiva, chora ou destrói objetos quando o tutor precisa sair, pode ter desenvolvido ansiedade de separação.


O distúrbio é resultado de uma dependência psicológica intensa, e o cão sofre com a ausência temporária da família.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O comportamento do tutor afeta, e especialistas recomendam não mimar excessivamente o pet - mas dar carinho, sempre!

Leia mais:

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol


"Os cachorros são companheiros e se apegam muito a sua família humana, mas quando existe um apego incontrolável com seu tutor, o pet começa apresentar uma série de problemas quando precisa ficar sozinho em casa", afirma Cleber Santos, especialista em comportamento animal e proprietário da Comportpet.

Publicidade


Mudança no tratamento diário, passeios mais longos e terapias -que podem incluir florais e musicoterapia- estão entre os tratamentos.


Santos lista abaixo sete sinais do distúrbio nos cães:

Publicidade


• Lambedura compulsiva das patas: é comum cães fazerem isso para higienização e para demonstrar carinho. No entanto, quando esse comportamento se torna excessivo e frequente, pode causar sérias consequências à saúde do seu cão, como dermatite por lambedura.


• Choro desesperado: o choro, assim como latido, são formas de o animal se comunicar. Por isso, o tutor precisa ficar atento para identificar por que o pet está gritando - se está infeliz, triste ou estressado.

Publicidade


• Necessidades em locais impróprios e recepção exagerada: se cães acostumados a fazer suas necessidades em determinados locais mudam de comportamento de uma hora para outra, é sinal que algo não está bem. O tutor também pode notar se o pet passa a recebê-lo com demonstrações de afeto e carinho extremos e, muitas vezes, deixa escapar o xixi.


• Uivos após a saída do tutor: uivos também são forma de comunicação, e se surgem quando o pet fica sozinho é grande sinal de que ele está angustiado, estressado e frustrado.

Publicidade


• Destruição de objetos da casa: um cachorro é tranquilo, mas que destrói objetos quando a família não está em casa, mostra que fica inquieto, nervoso e angustiado por sentir falta do tutor.


• Barulho em excesso: o cão expressa muitas coisas pelo latido. É importante observar se ele faz isso excessivamente e, principalmente, quando escuta ruídos, como campainha e interfone.

• Interação somente com humanos: se o pet passa a interagir apenas com o tutor ou outras pessoas e quando está na presença de outros cães demonstra agressividade e falta de socialização, é outro alerta. A situação é complicada porque pode trazer situações adversas e difíceis de serem controladas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade