Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
187 anos!

Conheça Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo

Caroline Knup* - Estagiária
01 nov 2019 às 09:45
- Reprodução/Guinness Book Records
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nascido por volta de 1832, a tartaruga Jonathan completa 187 anos em 2019. De acordo com o Guinness World Records, ele é o animal terrestre mais velho do mundo, tendo passado pela Revolução Industrial, por duas guerras mundiais e pela Revolução Russa. O nascimento de Jonathan é anterior à construção da Torre Eiffel (1887) e da criação da lâmpada incandescente (1878).

Com a idade avançada, o animal está a um ano de atingir o quelônio mais velho do mundo: a tartaruga Tu'i Malila, que viveu até, pelo menos, 188 anos de idade. Além disso, Jonathan já ultrapassou a idade do ser humano mais longevo: Jeanne Calment atingiu os 122 anos e morreu em 1997.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A espécie de Jonathan, Dipsochelys hololissa, conhecida como Tartaruga Gigante das Seychelles, é originária da República das Seychelles, localizada no Oceano Índico. Entretanto, o animal vive na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, desde 1882. O local é conhecido por ter sido o último refúgio de Napoleão Bonaparte, que foi exilado em 1815.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Em 1882, quando Jonathan foi levado até Santa Helena, ele já estava crescido. Com base nos dados sobre sua espécie, foi possível estimar que ele já tinha 50 anos quando chegou à ilha e, por isso, acredita-se que seu ano de nascimento seja 1832. O animal foi levado até o território para ser dado como presente para William Gray-Wilson, governador da época. Desde então, a tartaruga vive na residência da família. Atualmente, ele compartilha o espaço com mais três tartarugas-gigantes: David, Emma e Fred.

Publicidade


A espécie de Jonathan é extremamente rara e já chegou a ser considerada extinta há alguns anos por pesquisadores. Entretanto, atualmente, o Grupo de Especialistas em Tartarugas e Tartarugas Aquáticas da União Internacional para a Conservação da Natureza estima que existam cerca de 80 animais como Jonathan espalhados pelo mundo.


Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook


Apesar da idade, Joe Hollins, veterinário responsável pelos cuidados de Jonathan, afirma que sua saúde é surpreendentemente boa. Com ótima audição e muito apetite, o animal responde quando chamam pelo nome e gosta de comer alface, pepino, maçãs e cenouras. Apesar de ser saudável, a tartaruga foi atingida pela catarata e é praticamente cega. Hollins afirma ainda que desconfia que Jonathan perdeu parte de seu olfato com o tempo.

Publicidade


Em entrevista para o Guinness World Records, Hollins afirmou que o animal mais velho do mundo também tem boa líbido, o que mostra boa saúde interna. "Ele é visto frequentemente acasalando com Emma e, às vezes, com Fred - os animais, muitas vezes, não são particularmente sensíveis ao gênero", afirma.


A entrada de turistas na propriedade para a visitação de Jonathan foi restrita em decorrência de atitudes irregulares de alguns visitantes. Mesmo assim, é possível vê-lo de certa distância e tirar fotos.


Divulgação
Divulgação

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade