Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
O bicho pegou!

Conheça o protetor de animais de Ibaiti

Vitor Ogawa - Grupo Folha
11 dez 2020 às 08:40
"Passo pontualmente às 7 horas, faço a limpeza, trato, cuido da água, e pego os animais no colo um por um”, afirmou Rui Lisboa - Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O engenheiro civil e corretor de imóveis Rui Martins Lisboa, de Ibaiti (Norte Pioneiro), mantém um canil em uma chácara de quatro alqueires, que foi construído por ele e é mantido com os próprios recursos para abrigar animais abandonados. Ele se dedica à causa animal e ao meio ambiente há décadas.


Natural de João Monlevade (MG), é casado desde 1975 com Ivone Santucci Lisboa. Em meados de 1985 ele foi presidente da então recém-fundada Amai (Associação do Meio Ambiente de Ibaiti), lutando para conservar o patrimônio natural do município, por meio de campanhas e eventos para conscientização da população. Foi nessa época que o Parque da Mina Velha, em Ibaiti, foi elevado à categoria de reserva ecológica, para fins de preservação permanente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 1997, morando em Umuarama (Noroeste), foi secretário de Planejamento e Meio Ambiente. Foi naquele período que despertou para a causa animal. Depois de ver o trabalho de acolhimento de animais abandonados realizado solitariamente e de forma voluntária pela professora aposentada Iracema Prado Dumont, ele e a advogada Carmen Maria Castaldi ajudaram a estruturar a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). A ONG existe até hoje e tem um canil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


No fim da década de 1990 voltou para Ibaiti, onde exerceu diversos cargos públicos. E foi onde decidiu construir um canil, para desenvolver um trabalho semelhante ao da Saau, de Umuarama. "Recebo ajuda de algumas poucas pessoas que são solidárias à causa e preferem o anonimato. Muitos veterinários têm ajudado, cobrando meia consulta e muitas vezes nem cobram, todos atendem com amor e carinho, muitas vezes fazendo verdadeiros milagres salvando vidas. Uma loja me fornece ração muitas vezes fiado, aguardando pacientemente o dinheiro entrar”, detalhou, falando sobre a ajuda que recebe da comunidade.

Quer saber mais sobre essa iniciativa? Leia a matéria completa na Folha de Londrina!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade