Descubra quais são os cachorros mais inteligentes

por Caroline Knup - Estagiária*
   

Os cachorros são animais dóceis, sociáveis e muito inteligentes. Para avaliar essa última característica, muitos atributos são levados em conta. Existem cães que são ótimos para a vida no campo, enquanto outros são mais adaptados à urbanização, por exemplo. De maneira geral, para determinar o nível de inteligência de cada raça, os especialistas avaliam a capacidade de obediência e de aprendizagem do animal.

Reprodução/Pixabay

No livro 'A inteligência dos cães', o neuropsicólogo Stanley Coren elaborou um ranking de raças dos cachorros mais inteligentes. O especialista afirma que existem mais de 100 raças que podem ser consideradas superinteligentes, mas classificou os três primeiros segundo critérios de obediência.

Veja abaixo o ranking elaborado por Coren:

1º lugar - Border Collie

Para Coren, cães da raça Border Collie são os mais inteligentes quando o assunto é obediência. Isso significa que esses animais podem aprender um comando de seu tutor em até cinco segundos.

2º lugar - Poodle

Os poodles ocupam o segundo lugar no ranking de Coren por serem inteligentes e possuírem alta capacidade de trabalho. Além de espertos, esses animais são ativos, alegres e muito companheiros.

3º lugar - Pastor Alemão

Cães da raça Pastor Alemão são bastante conhecidos por trabalhos policiais, investigativos e até médicos. Por isso, não é surpreendente que esses cachorros sejam obedientes e bastante inteligentes, não é mesmo?!

Apesar dessas três raças ocuparem o pódio do ranking, Coren não se esqueceu dos cachorros sem raça definida, os conhecidos vira-latas. Esses animais são formados pela mistura de várias raças e, por isso, são bastante inteligentes.

(Com informações do site Petz.)

*Sob supervisão de Fernanda Circhia.

Conteúdo relacionado: