Fotógrafo captura imagens de gatos sob efeito de catnip

por Caroline Knup* - Estagiária

Quem tem um gato em casa sabe: a erva-de-gato, também conhecida como 'catnip', causa um efeito engraçado nos felinos, que entram em um estado de euforia e se dedicam a fazer gracinhas. Ao saber dessa informação, o fotógrafo Andrew Marttila, que é dono de três gatinhos, decidiu oferecer a planta aos seus felinos e registrar a reação dos animais. O resultado não poderia ser mais engraçado.

Reprodução/Instagram

A ideia de Marttila surgiu quando ele, que é especialista em fotografar felinos, estava capturando imagens do gato de seu amigo. Como o animal estava sob o efeito de planta, o fotógrafo observou que as expressões do gatinho eram incríveis e engraçadas.

O resultado das fotografias foi tão surpreendente que virou até livro: 'Cats on Catnip', lançado recentemente nos Estados Unidos. Em seis meses, Marttila fotografou mais de 100 gatos em contato com a planta.

A erva-de-gato, nativa da Europa e da Ásia Centrak, é medicinal e traz vários benefícios para a saúde dos felinos. Na maioria dos casos, os efeitos da catnip duram 10 minutos. O uso da planta não causa dependência no animal e não traz prejuízos para a saúde. Entretanto, alguns gatos podem não sentir nenhum efeito ao consumir a erva-gateira.

Marttila compartilha as fotografias de seus gatos em sua conta no Instagram, que já soma mais de 503 mil seguidores. Veja abaixo as imagens mais engraçadas capturadas pelo fotógrafo:

(Com informações do site Catioro Reflexivo)

*Sob supervisão de Rafael Fantin.