Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pet Care

Gatos idosos exigem atenção redobrada com a alimentação

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 jan 2021 às 14:22
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os tutores de gatos já estão acostumados com o paladar exigente de seus bichanos. Mas é preciso redobrar a atenção quando eles se tornam idosos, aproximadamente aos 12 anos. Nessa fase, os gatos costumam apresentar alterações no organismo, principalmente em relação à alimentação.


A PremieRpet® listou os principais pontos de atenção que os tutores precisam ter com a alimentação e o manejo alimentar de gatos idosos. Confira abaixo:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Redução na capacidade de digerir e absorver nutrientes

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Uma das mudanças mais significativas é a redução na capacidade de digerir e absorver nutrientes. Por isso, o gato idoso precisa de um alimento específico de alta qualidade, que contenha fontes de proteínas de alto valor biológico, com alta concentração de aminoácidos essenciais e que sejam de fácil digestão. Além disso, é importante que o alimento contenha fontes de gorduras saudáveis para promover energia para o gato.

Publicidade


"Gato idoso tem tendência a perder peso, por isso é muito importante adotar um alimento Super Premium, que vai contribuir para uma boa absorção e melhor aproveitamento do alimento”, explica o médico-veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.


Flavio ressalta que a mudança para um alimento específico deve ser feita de maneira gradual e cuidadosa, seguindo as orientações da embalagem do produto. "Uma alimentação específica, voltada a esta fase da vida e que leve em conta essas necessidades especiais é um cuidado preventivo de saúde, que colabora para a promoção do bem-estar, longevidade e qualidade de vida dos felinos”, afirma o médico-veterinário.

Publicidade


Apetite seletivo


Os tutores também devem dar uma atenção especial para gatos idosos com apetite seletivo, sintoma que pode inclusive indicar a presença de alguma enfermidade. Um exemplo é a doença renal crônica, que tende a deixar o gato com náuseas, desestimulando a alimentação. Nesses casos, a orientação é procurar um médico-veterinário.

Publicidade


"Um profissional especializado poderá detectar a causa do apetite seletivo e, com base no diagnóstico, indicar um tratamento adequado”, afirma Flavio.


Paladar exigente

Publicidade


Assim como em outras fases da vida, o gato tende a permanecer com o paladar exigente quando idoso. No entanto, em alguns casos, isso pode se acentuar e causar perda de peso. Se o bichano estiver saudável e, ainda assim, rejeitar alimentos, uma alternativa é acrescentar alimento úmido ou mesmo umedecer o alimento seco com água morna. Isso deixará o alimento mais macio, com mais aroma e, portanto, menos desconfortável para a dentição do idoso.


Perda de peso


Os exemplos acima, em especial o aparecimento de doenças, são fatores que podem causar perda de peso no gato idoso. Em muitos casos, as doenças causam alteração corporal sem que outros sintomas tenham se manifestado. Por isso, é importante pesá-los e avaliar seus escore de condição corporal regularmente, a fim de se antecipar na detecção de um eventual problema e na busca pelo diagnóstico.

"Essa recomendação é importante para que pequenas mudanças no comportamento e padrão alimentar possam ser detectadas rapidamente e, se necessário, providenciados cuidados especiais”, conclui o profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade