Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Hipertensão: saiba o que a doença pode causar em cães e gatos

Lívia Marra - Folhapress
13 fev 2020 às 09:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Animais de estimação também podem sofrer com a elevação anormal da pressão arterial. Se não for controlada, a hipertensão pode causar lesões sérias no coração, nos olhos, no cérebro ou nos rins, levando à insuficiência cardíaca, cegueira, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.

Assim como nos humanos, a doença pode ser silenciosa em cães e gatos. Nos pets, a hipertensão acontece de forma secundária, ou seja, é causada por outras doenças - como diabetes, tumores e doenças renais. "Às vezes, pode ter uma cansaço mais aparente, não enxergar direito, beber mais água, estar com o apetite caprichoso, ter desmaio, porém, muitas vezes, diagnosticamos quando algo sério já está acontecendo", afirma Carla Berl, fundadora da rede de hospital veterinário Pet Care.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os aparelhos usados por humanos não servem para medir a pressão arterial nos pets. Para isso, existem dois métodos: por meio de cateterismo arterial ou com auxílio de um aparelho especial com doppler.

Leia mais:

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol


Cães de pequeno porte são mais propensos à hipertensão, assim como animais com doença renal, endócrina ou cardíaca. Pets idosos também sofrem com a doença.

A recomendação é que o tutor leve o animal ao menos uma vez por ano para monitoramento. No caso de cães e gatos já diagnosticados com a doença, a pressão deve ser checada a cada dois meses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade