Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Animais silvestres

Hospital veterinário da Unifil reabilita gatos do mato e macaco-prego feridos por objetos humanos

Redação Bonde
04 ago 2023 às 12:45
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O HV (Hospital Veterinário) da UniFil reabilitou dois gatos do mato e trata de um macaco prego que teve uma pata dianteira amputada após sofrer um choque elétrico. O gato macho tambem perdeu uma patinha em um acidente com uma colheitadeira. Todos os animais silvestres foram encaminhados pelo IAT (Instituto Água e Terra).


Os felinos selvagens foram encaminhados na quarta-feira (2) pelo IAT para o ZOO Mais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde serão criados em ambiente adequado. Ambos chegaram órfãos, ainda filhotinhos e, como perderam o contato com a natureza e os ensinamentos das mães sobre como se proteger e se alimentar, terão de permanecer em cativeiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
"A situação é devastadora"

Toda noite tenho pesadelos com animais se afogando, diz Luisa Mell sobre salvamentos no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Santuário dos Elefantes

Elefanta de 52 anos morre por eutanásia após não querer mais se levantar

Imagem de destaque
Após resgate

Símbolo da tragédia no Rio Grande do Sul, cavalo Caramelo supera desidratação, mas segue abaixo do peso

Imagem de destaque
Resgates

Mais de 11 mil animais afetados pelas enchentes no RS foram resgatados


O macho, chamado Spot pela equipe do HV, passou por duas cirurgias para uma pata gravemente dilacerada por lâmina de colheitadeira, numa lavoura em Santa Cecília do Pavão (Norte Pioneiro). A mãe morreu no episódio. O filhote foi recolhido pelo IAT e encaminhado ao hospital da UniFil, em agosto de 2022. Após os procedimentos e todos os cuidados com o ferimento, o gato se recuperou e voltou a se alimentar.


A fêmea nominada Violeta chegou na mesma época, resgatada pelo IAT na região de Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Como tinha perdido a mãe, apresentava dificuldades para se alimentar e dificilmente sobreviveria se permanecesse solta. Fez exames e recebeu os cuidados da equipe do Hospital Veterinário da UniFil até estar reabilitada e em condições de ir para um mantenedouro. Os dois gatos do mato encontram-se bem de saúde, nutridos e adaptados ao comportamento de crescimento em cativeiro.



A macaco-prego Clarinha sofreu choque na rede elétrica da área urbana de Campo Mourão. O acidente provocou lesões graves que exigiram cirurgias para amputação de uma pata superior. "A sequela dificulta o retorno à vida livre, é um animal de aproximadamente um ano que perdeu habilidades de proteção e alimentação. Estamos cuidando da reabilitação e avaliando se haverá necessidade de outros procedimentos. Assim que houver evolução das condições de saúde a macaquinha será levada pelo IAT para local credenciado", relata a professora Mariana Cosenza, coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade