Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os números

Londrina recebe 2,3 mil denúncias de maus-tratos a animais

Micaela Orikasa - Grupo Folha
04 dez 2020 às 08:21
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde o início de 2020, a Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema (secretaria municipal de Ambiente) de Londrina já registrou 2.301 denúncias de maus-tratos em Londrina, sendo 60% relacionadas a cães presos em correntes ou cabos de aço, seguido de situações de abandono. Os números chamam a atenção para a campanha Dezembro Verde, campanha nacional de conscientização contra abandono e maus-tratos a animais, e que em Londrina foi lançada na manhã desta quinta-feira (3).


Segundo o gerente de Proteção Animal da pasta, Alessandro Capeloto, os locais onde a equipe é frequentemente acionada por motivo de abandono são: Usina Três Bocas, Estrada do Limoeiro, Pool de Combustíveis e os patrimônios Espírito Santo e Regina. "A Guarda Municipal já está em alerta nesses locais, monitorando esse tipo de prática. Quem for pego pode responder criminalmente, pagar multa de R$ 2 mil e, dependendo do caso a penalidade pode resultar até em prisão”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sobre os animais presos em correntes, que ocupa o topo da lista de denúncias, Capeloto explica que a Lei Municipal 12.992 de dezembro de 2019 proíbe o responsável de cercear o movimento do animal. "Ou seja, não pode mantê-los presos a correntes ou cabos de aço. Orientamos as pessoas a construir um canil para que o cão fique em um espaço adequado. Isso foi ser feito com pallets, por exemplo, que tem baixo custo”, diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer


Para Capeloto, a conscientização da população é o "pilar" que precisa ser sustentado. A partir desta compreensão, a Sema promove pelo segundo ano a campanha Dezembro Verde, lançada na manhã de quinta-feira (3) em Londrina.

Saiba mais sobre a ação das ONGs lendo a matéria completa na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade