Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conscientização e prevenção

Novembro Azul: prevenção também vale para pets

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 nov 2020 às 15:34
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Novembro azul, como se sabe, também é o mês da campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, mas, não são só os humanos que precisam passar por exames preventivos. A campanha de conscientização também é válida para os pets, já que atinge cães e gatos, como alerta a DrogaVET, rede especializada na manipulação de medicamentos veterinários, indicando quais são seus principais sintomas, tratamentos e prevenção.


O veterinário Bruno Tammenhain informa que apesar da incidência de casos ser baixa em pets, as neoplasias prostáticas podem apresentar comportamento ​agressivo e de rápida evolução, além disso, é uma doença que acomete mais os cães do que os gatos, principalmente os que têm idade acima dos oito anos. "O tumor apresenta grau de malignidade agressiva e de rápida evolução em cães, causando metástases, ou seja, afetando vários outros órgãos como linfonodos regionais, pulmões e ossos", informa o especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em razão disso, os tutores precisam se atentar aos primeiros sintomas, como os relacionados ao trato urinário. "Um alerta importante é prestar atenção ao comportamento do animal, observando se ele tem dificuldade para urinar, incontinência urinária, sangue na urina ou, ainda, dificuldade para defecar, além de dor, perda de peso, apatia e até dificuldade de locomoção”, orienta Dr. Bruno.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Adicionalmente, o especialista informa que, ao contrário do que acontece nos homens, o câncer prostático em cães parece não ser hormônio-dependente, ou seja, acomete com maior ou menor frequência cães que sejam castrados ou não. "Porém, a castração sempre é indicada para diminuir o risco de doenças prostáticas, sendo elas neoplásicas ou não”, indica o veterinário.

Publicidade


De maneira geral, a principal recomendação do especialista é para que os tutores levem o animal periodicamente ao médico veterinário. "O diagnóstico é simples e rápido, iniciando pela avaliação clínica do profissional. Por meio de uma palpação prostática já é possível evidenciar alterações anatômicas do órgão”, explica Dr. Bruno, alertando também que o diagnóstico tardio diminui consideravelmente as chances de sobrevida do paciente em razão da rápida evolução da doença.


Havendo indícios de que há alterações, o médico veterinário poderá solicitar exames para diagnosticar a doença e o tamanho do tumor. "Normalmente são solicitados alguns exames de imagem como ecografia, radiografia abdominais e tomografia computadorizada. Em alguns casos, é solicitada também uma biopsia e análise histopatalógica para confirmação do diagnóstico”, complementa o especialista.

Publicidade


Medicamentos manipulados e polivitamínicos auxiliam no tratamento


Existem vários tipos de tratamento para as neoplasias, porém quando há indícios de metástase, estancar a evolução é mais difícil. "A cirurgia e a radioterapia estão entre os tratamentos indicados que podem trazer benefícios e sobrevida. Por se tratar de uma doença agressiva e sistêmica, um aspecto importante do tratamento é a terapia de suporte, com a prescrição de polivitamínicos, anti-inflamatórios, estimulantes do apetite e analgésicos, já que o pet pode ficar debilitado e com falta de apetite”, informa Dr. Bruno.

Publicidade


Segundo a farmacêutica da Thereza Denes, a manipulação de medicamentos, como terapia adjuvante no tratamento do câncer, visando o controle da doença e uma maior sobrevida dos pets, proporciona maior economia e eficácia do tratamento, pois oferece a dose certa para cada animal.


A manipulação é feita na forma mais indicada para cada pet. Por exemplo, para gatos, pode ser em pasta oral, que aplicada na patinha é absorvida pelo animal ao lambê-la, ou, ainda, em filme oral, que derrete ao ser colocado em contato com a língua do pet. Já para os cães, existem as opções dos biscoitos medicamentosos e as caldas e molhos, todos produzidos no sabor que o pet mais gosta: abacaxi, frutas vermelhas, salmão, picanha, bacon, entre outras”, ressalta a Thereza.

Ainda segundo a farmacêutica, como a falta de apetite é um sintoma comum em pacientes debilitados por essa doença, a utilização de medicamentos palatáveis ajuda a tornar o tratamento menos estressante e mais eficaz, à medida que o composto é feito no sabor preferido e na dose certa para cada animal e ainda sem desperdício.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade