Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde dos cavalos

O bem-estar animal na equideocultura atual

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 set 2019 às 08:42
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A preocupação do homem com o bem-estar teve início no século IV a.C., quando Aristóteles conceituou a dor como uma paixão da alma. Em 1809, foi criado na Inglaterra o primeiro órgão contra a crueldade em animais e, desde então, a sociedade vem buscando o equilíbrio entre a produção e o bem-estar animal. Atualmente, o tema tornou-se parte do cotidiano, haja vista o aumento da procura por produtos orgânicos, ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas, leite de vaca a pasto e outros.

Após a Segunda Guerra Mundial, com crescente demanda populacional e consequente necessidade de produzir alimentos, entre 1965 e 1979, foram estabelecidas as "Cinco Liberdades” de: fome e de sede; de medo e de ansiedade; de desconforto; de sofrimento, dor e doença e a liberdade para expressar seu comportamento natural. Entretanto, essas são diretrizes gerais que avaliam o coletivo e não levam em conta a moderna equideocultura que vivemos atualmente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2017, o neozelandês David J. Mellor determinou que a avaliação do bem-estar em cavalos deve ser dada pelos chamados "Cinco Domínios”: comportamento; experiências mentais; nutrição; ambiente e saúde. Esses Cinco Domínios produzem mais influência sobre o sistema produtivo dos animais do que as Cinco Liberdades citadas acima, pois indicam caminhos práticos e positivos para as boas práticas de bem-estar animal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação

Imagem de destaque
Amor pelos felinos!

Dia Mundial do Gato: 7 dicas para 'mães e pais' de primeira viagem


Uma adaptação do trabalho de Mellor, realizada pelo Professor Hélio Manso da UFRPE (Universidade Federal Rural do Pernambuco), em parceria com a ABRAVEQ (Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos), em 2018, classificou em "Domínios funcionais e físicos” (como o primeiro: nutrição e hidratação; em segundo: ambiência; terceiro: saúde e bem-estar; quarto: comportamento) e "Domínios de experiências afetivas” (quinto: estado mental).

Publicidade


Porém, a avaliação do ponto de vista dos Cinco Domínios engloba somente o coletivo. E, no cenário atual onde há inúmeras provas equestres com cavalos de alto desempenho, o trabalho desenvolvido pela UFRPE e ABRAVEQ considerou a apreciação individual. A determinação do bem-estar no cavalo acontece por meio de uma pontuação e observa os seguintes pontos: escore corporal, ferimentos, dor ou claudicação, frequência cardíaca em repouso e 30 minutos após o exercício, neutrófilos, anemia e creatinaquinase.


Entidades de classe como o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) incorporou na Resolução 1236/2018 que indicadores nutricionais, ambientais, comportamentais e de saúde devem ser considerados quando se pretende julgar se as práticas de bem-estar estão sendo respeitadas. O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que rege pelas associações de raça no Brasil, sob Decreto nº 9.975 de 2019, é a instância superior para avaliar os protocolos de bem-estar animal elaboradas pelas entidades promotoras de competições.

Sendo assim, a busca pelo conforto dos animais é almejada pelos amantes do cavalo e daqueles que o tem por hobby aos que vivem da atividade. A discussão sobre bem-estar deve ser no campo técnico e com bases científicas, considerando a importância cultural e econômica do setor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade