Orangotango é flagrado ao ajudar guarda-florestal

por Caroline Knup - Estagiária*
   

Na última semana, uma fotografia protagonizada por um humano e por um orangotango viralizou nas redes sociais. Capturada pelo fotógrafo amador Anil Prabhakar em Bornéu, a imagem mostra o exato momento em que o primata estende sua mão como forma de oferecer ajuda ao guarda-florestal que está dentro de uma poça de água.

Reprodução/Instagram

O momento pôde ser capturado durante um safari realizado pelo fotógrafo em uma área de preservação ambiental mantida pela ONG (Organização Não-Governamental) BOSF (Borneo Orangutan Survival Foundation.

Em entrevista à rede de televisão CNN, Prabhakar contou que o funcionário da área de conservação ambiental entrou na água para retirar possíveis cobras que poderiam estar na poça. Foi então que o fotógrafo viu o orangotango se aproximar e estender a mão para o guarda-florestal. "Parecia que o orangotango estava a dizer: 'posso te ajudar?'", afirma.

Até o momento de publicação dessa matéria, a fotografia publicada no Instagram já somava mais de 65 mil curtidas e mais de dois mil comentários.

Apesar da beleza do momento, após o orangotango estender a mão ao funcionário da área, o guarda se afastou do primata e saiu da poça de água. Quando questionado pelo fotógrafo sobre o motivo da reação, o guarda-florestal afirmou que os orangotangos são selvagens e, por isso, não é possível prever quais serão suas próximas ações.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.