Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Projeto que permite presença de animais de estimação em escolas é aprovado em São Paulo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 jul 2020 às 10:08
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto que prevê a instituição de uma Educação Mediada por Animais, em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais, contando com a presença de um bicho de estimação nas escolas paulistas e transformando o ambiente escolar em "Pet Friendly”, foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Inspirada no projeto "Cãolega”, implantado com sucesso no Recife em Pernambuco, a deputada estadual Leticia Aguiar (PSL) teve o Projeto De Lei Nº 853, DE 2019, de sua autoria, e que institui o programa "AmiCão” nas redes pública e particular de Ensino do estado de São Paulo, aprovado pela Comissão de Constituição Justiça e Redação e pela Comissão de Educação e Cultura, o projeto agora segue para a Comissão de Finanças e Orçamento , antes de seguir para análise de todos os deputados e votação em plenário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


EMA - Educação Mediada por Animais

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


EMA é um recurso pedagógico inovador, que busca compreender como pais e professores analisam a contribuição do cão, a partir do processo de terapia mediada, para a aprendizagem e o desenvolvimento das funções cognitivas dos estudantes com deficiências ou necessidades educacionais especiais.

Publicidade


Acredita-se que a EMA possibilita muitos benefícios em muitas áreas do desenvolvimento humano, em especial no aspecto cognitivo e emocional, podendo favorecer a inclusão de alunos por ser uma abordagem muito útil e de grande eficácia para a melhora do sujeito em diferentes quadros de deficiências, transtornos e patologias


AmiCão

Publicidade


O Projeto AmiCão, também tem a assinatura do deputado delegado Bruno Lima, que assim como Letícia Aguiar, é um forte defensor da causa animal. Para o deputado, o projeto é importante porque tem como foco a conscientização da população com relação ao combate a crimes contra os animais de estimação.


"É importante chamar a atenção para os crimes de maus tratos e tráfico de animais, temos a obrigação de olhar para a educação e a formação dessas crianças”, disse.

Publicidade


Com o projeto, o Governo do Estado poderá adicionar uma disciplina na grade curricular das escolas em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais, contando com a presença de um bicho de estimação em sala.


"Entendemos que a presença desses novos integrantes nas escolas é importante para convívio dos alunos e contribuirá para que crianças e adolescentes com Síndrome de Down; Déficit de Atenção; Autistas, ou algum retardamento de desenvolvimento, sintam-se incluídos dentro da comunidade estudantil e utilizem essa nova disciplina como uma espécie de tratamento e acompanhamento complementares” declarou a deputada Leticia Aguiar.

Publicidade


As escolas podem ser "Pet Friendly”?


A expressão em inglês ‘pet friendly’ virou moda e caracteriza os lugares como "amigos dos animais”.

A ideia não é novidade e se relaciona com uma série de questões que envolvem o universo pet e a educação, que vão desde a responsabilidade social, o abandono de animais, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivos dos estudantes com deficiências ou necessidades especiais, bullying, até o desenvolvimento do senso de responsabilidade, além da possibilidade de preparar as crianças emocional e socialmente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade