Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Saiba como controlar a população de pulgas e carrapatos nos ambientes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 jun 2020 às 09:49
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a extensão da quarentena em algumas cidades do Brasil, muitas pessoas estão buscando nos pets uma companhia para o período de isolamento.

Segundo ONGs (Organizações Não Governamentais) protetoras de animais, desde abril, houve um aumento de 50% nas procuras por cães e gatos para adoção. Neste cenário, os tutores devem estar atentos a alguns cuidados para garantir o bem-estar do novo companheiro e adaptá-lo à rotina da casa, como a prevenção de pulgas e carrapatos nos ambientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As pulgas consomem cerca de 15 vezes o seu peso em sangue. Por isso, podem causar anemia, a queda da imunidade, possibilitando a instalação de doenças oportunistas nos animais, como DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulga), estresse, verminoses, zoonoses e eczemas", explica Maria Fernanda Zarzuela, bióloga e especialista em suporte técnico da Bayer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Para que a proteção contra estas pragas seja devidamente eficaz, as pessoas devem conhecer os modos de ação tanto de medicamentos veterinários, como de produtos para o controle destes parasitas no ambiente.

Publicidade


"O ciclo de vida das pulgas tem quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que vemos no animal é apenas a adulta, que representa 5% da infestação. As formas jovens são as 95% restantes e estão nos lugares onde o animal vive", explica Maria Fernanda.


As pulgas podem ser encontradas dentro das residências em locais abrigados de luz e altas temperaturas: fendas do assoalho de taco, no rodapé e, principalmente, no fundo de tapetes, carpetes e cantos de cama. Em áreas externas elas também são encontradas em canis, ninhos, caminhas de animais e caixas de areia, por exemplo.

Publicidade


Mesmo não sendo fácil a identificação destas pragas no ambiente - por elas serem muito pequenas e imperceptíveis a olho nu - existe outra forma de enxergar a infestação: encontrando as fezes das pulgas.


"As fezes das pulgas podem ser vistas em várias partes do corpo dos pets, como na barriga, no dorso, na base da orelha e do rabo. A detecção destas pragas também pode ser feita por meio da observação dos animais, verificando o aumento da frequência e intensidade do prurido nas regiões afetadas, perda de pelos, feridas e manchas vermelhas na pele", completa a bióloga.

Publicidade


Como controlar a infestação no ambiente?


Para eliminar os ovos destes parasitas, a utilização de um aspirador de pó é recomendada em todas as frestas e fendas do piso, estofamentos e tapetes - onde os ovos ficam escondidos. Lembrando que o saco do aspirador de pó deve ser descartado ou higienizado após a utilização para que não ocorram novas infestações.

"Seguindo as recomendações da bula, é importante a aplicação de um inseticida em pó dentro do saco do aspirador para se obter melhores resultados. Para este controle, a Bayer oferece o K-Othrine versão em Pó Deltametrina , o produto já vem pronto para uso, sendo resistente à água e à umidade", finaliza Maria Fernanda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade