Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja dicas!

Saiba como cuidar de gatos durante o período de isolamento social

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 abr 2020 às 08:36
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Gatos são fascinantes! Por vezes, erroneamente, são considerados animais antissociais quando, na realidade, são curiosos e também gostam e apreciam a companhia dos tutores, tanto que muitas vezes até é possível identificar hábitos muito parecidos entre os humanos e eles.

Se acostumados desde cedo, esses animais podem ser tão afetuosos quanto os cães e desenvolvem o comportamento de pedir por carinho, receber o tutor na porta, chamar a atenção para brincar, dentre outros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entretanto, uma coisa é certa: gatos são muito apegados à rotina e mudanças bruscas podem estressá-los. O ideal é alterar o mínimo possível a rotina deles, mantendo os horários de alimentação, de troca da areia da caixa e de brincadeiras, por exemplo. Durante esse período, em que muitos tutores estão fazendo home office e crianças e adolescentes estão em casa, o que pode ser feito para tranquilizá-los?

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Manuela Fischer, médica-veterinária, em conjunto com a Mars Petcare, separou algumas dicas para cuidar da saúde dos felinos neste momento:

Publicidade


1- Usar caixas de papelão, laser, bolinhas de papel, garrafa pet, arranhador, brinquedos e comedouros interativos. Tudo vale para entreter os gatos e mantê-los ativos.


2- Se houver criança em casa pode-se pensar em isolar o gato por um período do dia em um cômodo que ele goste e já esteja acostumado.

Publicidade


3- A nutrição dos felinos deve ser sempre controlada. É importante ficar atento para que o animal não realize o consumo excessivo de alimentos. Por outro lado, é importante observar se o gato não está muito estressado e comendo pouco.


4- Incentivar o consumo de água é fundamental. Uma boa saída é fornecer alimentos úmidos, seja em forma de sachê ou em lata.

Publicidade


5- Se forem acostumados com petiscos, podem ser usados para entretenimento e para acalmá-los, mas vale atenção para não exceder o consumo de calorias.


6- Inicialmente pode ser normal o gato ficar mais recluso, se escondendo embaixo de camas e sofás, mas com o passar dos dias ele deve se sentir seguro e sair dos esconderijos.

7- Se o animal estiver mantendo a alimentação, usando a caixa de areia e fazendo sua higiene normalmente, não há motivos para preocupação. Agora, se isso não acontece, pode ser necessária a intervenção de um médico-veterinário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade