Saiba como manter as abelhas longe da sua casa

por Caroline Knup - Estagiária*
   

As abelhas são insetos essenciais para o ecossistema, uma vez que são responsáveis pelo processo de polinização e garantem a saúde e a beleza de plantas e flores. Além disso, produzem o mel, utilizado como alimento pela colmeia e também pelos seres humanos.

Reprodução/Pixabay

Apesar da importância, esses insetos podem ser bastante inconvenientes quando próximos de residências, já que suas picadas podem desencadear alergias severas que, em casos mais graves, levam à morte. Para que o ecossistema não seja prejudicado, os humanos não devem matar as abelhas. Por isso, é importante que aprendam como mantê-las longe da casa.

Para essa tarefa, algumas dicas simples podem ser adotadas. Confira na lista abaixo algumas soluções práticas:

Plante hortelã

Plantar hortelã em seu jardim ou quintal ajuda a manter as abelhas longe do terreno. Para isso, prefira semear algumas sementes durante a primavera, já que o crescimento das plantas é favorecido nesta estação. Observe quais são as flores que mais atraem abelhas e plante a hortelã a uma distância de, aproximadamente, um metro delas.

Ao se aproximarem das flores, as abelhas irão sentir o cheiro da hortelã, o que não é agradável ao seu olfato e, assim, vão embora.

Repelentes

Se você é alérgico a abelhas e mora em uma residência em que elas são comuns, uma boa dica é sempre usar repelentes no corpo. Para a aplicação, prefira os produtos encontrados em farmácias. Contudo, você pode produzir um repelente para o espaço de forma caseira.

Para a receita, serão necessários óleo de laranja e água. Misture os dois ingredientes e, após formar uma loção, aplique-a em um pano e limpe objetos da casa, como maçanetas, portas e mesas, especialmente as que se encontram no quintal e no jardim.

Para evitar que as abelhas formem colmeias em sua caça, aplique a mistura em estruturas de madeira.

Amaciante

Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.

O que fazer com a colmeia?

Quando há uma colmeia nas proximidades de uma residência, o ideal é que ela seja retirada. Contudo, esse trabalho só pode ser realizado por apicultores, pelo Corpo de Bombeiros e por profissionais de dedetização. Por isso, ao encontrar uma colmeia, não tente removê-la sozinho. Procure um especialista!

(Com informações do site Um Como.)

*Sob supervisão de Fernanda Circhia.

Conteúdo relacionado: