Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Saiba limpar as patas do seu cão após passeio durante a quarentena

Lívia Marra - Folhapress
28 abr 2020 às 08:57
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia de coronavírus provocou mudança de rotina, e o passeio do cachorro precisou ser reduzido a saídas rápidas. A volta para casa também deve ser cuidadosa, e assim como a gente precisa lavar muito bem as mãos, as patinhas do pet merecem atenção especial.

A recomendação do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) é que a higienização seja feita com água e sabão neutro.
Não há indícios de que pets transmitam o vírus a humanos, mas eles podem levar a contaminação para casa por meio das patas ou pelos, se alguém infectado tossir próximo ao animal ou fizer um carinho com a mão contaminada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A veterinária Carla Berl, fundadora da rede de clínicas Pet Care, sugere o uso de xampu infantil ou sabonete de glicerina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Amor pelos felinos!

Dia Mundial do Gato: 7 dicas para 'mães e pais' de primeira viagem

Imagem de destaque
Dicas

Saiba como manter seu pet confortável e seguro no verão

Imagem de destaque
Quem vai ser o felizardo?

PRF registra 250 interessados em adotar o cão policial aposentado Echo

Imagem de destaque
Comportamento animal

Cabras parecem conseguir distinguir emoção na voz humana


"Se ele sair três vezes por dia, vai ter que lavar três vezes por dia. Que seja um sabão que não agride muito, para não machucar a pele do animal, porque ele não está acostumado com isso", afirma.

Publicidade


Depois da lavagem, o tutor deve enxugar muito bem as patinhas e pode até usar papel toalha para absorver bem o excesso de água. O álcool em gel, aliado dos humanos contra o vírus, não é indicado para os animais.


Para o tutor preocupado com eventual contaminação, a veterinária sugere outras duas opções antes de sair de casa: colocar no animal uma camiseta fina de algodão –que deve ser trocada a casa passeio– para proteger os pelos; e usar botinhas de chuva, que evitam o contato direto com o solo e são laváveis.

Além de água e sabão, é possível usar lenços antissépticos na limpeza dos pelos, segundo especialistas. Mas banhos completos não devem ser diários, para não agredir a pele do animal. Embora não recomendadas neste período de isolamento social, as saídas com os cães são importante para que o animal faça as necessidades e se exercite.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade