Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novo na família

Saiba quais são os primeiros cuidados após o resgate de um pet

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 set 2019 às 17:39
- Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mercado de pets no Brasil cresce ano a ano. Prova disso é o número de animais: segundo um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país possui a segunda maior população de cães do mundo, o que representa 52 milhões de animais. Entretanto, é estimado que cerca de 10% desses pets estão abandonados. Em meio a esse cenário e a diversas campanhas de conscientização, o número de animais resgatados da rua tem aumentado. Entretanto, quais devem ser os primeiros passos ao resgatar um pet?

A primeira coisa a se fazer é avaliar o comportamento do animal e não forçar uma aproximação caso ele esteja assustado ou com medo. Verifique se o pet possui algum tipo de identificação. Se o tiver, o tutor anterior deve ser contatado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Caso não haja identificação, leve-o o quanto antes a um médico veterinário de confiança, que fará uma avaliação mais completa do estado de saúde do animal. Se não for possível levá-lo imediatamente após o resgate, forneça alimento e água e observe se o pet tem algum tipo de trauma no corpo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


De acordo com Marcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico Pet MSD Saúde Animal, em um primeiro momento o animal não deve ser integrado aos outros pets da casa, para evitar o contágio de doenças ou de parasitas externos, como pulgas e carrapatos, comuns em animais que vivem na rua.

Publicidade


Outro cuidado importante com esses animais se refere ao transporte até a sua casa ou ao veterinário. Como muitas vezes os cães e gatos de rua são vítimas de maus tratos, eles podem se mostrar ariscos e pouco amigáveis para entrar em um carro, por exemplo. Por isso, é importante que o seu tempo seja respeitado. Não o force e tente ganhar a sua confiança com a ajuda de petiscos. Se o animal estiver muito ferido, o melhor a fazer é contatar um especialista para avaliar a melhor forma de transportá-lo.


"Vale sempre ressaltar que é preciso ter responsabilidade com essa decisão, já que um pet requer atenção e cuidados por um longo período de tempo", afirma o especialista, que complementa: "a adoção de um pet é realmente um ato de amor. Vejo que os animais resgatados têm muitas vezes um sentimento de gratidão com seus tutores".

Publicidade


O especialista listou ainda outros cuidados que o pet vai necessitar durante o acolhimento em uma casa ou apartamento:


Manter as vacinas em dia - o animal deve ser imunizado com todas as vacinas indicadas pelo médico veterinário;

Publicidade


Vermifugação - o veterinário deve apontar qual o melhor vermífugo a ser administrado no pet. "É importante que o pet seja vermifugado para evitar carências nutricionais e o desenvolvimento de problemas de saúde mais graves", alerta Barboza;


Castração - se o animal estiver em bom estado de saúde, a castração é um processo indicado para evitar crias indesejadas, o que ajuda no controle populacional;

Cuidados com a alimentação - enquanto nas ruas, os pets geralmente se habituam a consumir alimentos não processados, como restos de comida. Por isso, é importante que o animal passe por uma transição gradual até que se estabeleça um cardápio formado completamente por ração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade