Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tire suas dúvidas!

Seu gato pode estar incomodado com você na quarentena; saiba agir

Sílvia Haidar - Folhapress
07 abr 2020 às 08:54
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Gatos gostam de rotina. Porém, com o período de quarentena imposto pela pandemia do novo coronavírus, o cotidiano das famílias mudou bastante, com adultos trabalhando em regime de home office e crianças sem aulas.

A movimentação e o barulho da casa cheia podem incomodar os felinos, explica a veterinária Manuela Fischer, parceira da fabricante de alimentos Mars Petcare.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma dica para driblar a situação é entreter os bichanos com brincadeiras. "Use caixas de papelão, canetas com ponta de laser, bolinhas de papel, garrafas pet, arranhador, brinquedos e comedouros interativos", diz Manuela. Para que você saiba como agir caso os felinos estejam incomodados, a especialista responde algumas perguntas:

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


O gato pode se sentir incomodado com muita gente em casa ao mesmo tempo?

Publicidade


Com certeza. Alguns animais ficam irritadiços com a presença mais constante do tutor em casa, podendo até demonstrar agressividade.


Animais que ficam muito tempo sozinhos enquanto os donos trabalham podem estranhar muito o movimento aumentado neste período da quarentena. O melhor a fazer, se o animal estiver estressado e agressivo, é deixá-lo quieto e não ligar som alto ou televisão, pois ele está acostumado com o silêncio. Tentar deixar o ambiente o mais tranquilo possível é a melhor maneira para acalmá-lo.

Publicidade


Se a casa tiver crianças, que agora não estão frequentando as aulas, elas podem incomodar os gatos com as brincadeiras delas? O que fazer também nessa situação?


Crianças não têm a percepção de que os animais não gostam da manipulação excessiva e acabam por perturbá-los. Se isso acontecer, deve-se dar limites às crianças, explicando que o animal pode até machucá-las sem querer.

Publicidade


Outra medida importante é deixar o gato por um período em um cômodo da casa com o qual ele esteja acostumado, onde ele possa pegar sol, olhar a rua pela janela e relaxar.


Na busca por espaço, já que a casa pode estar cheia, posso mudar as tigelas de comida ou as caixas de areia do lugar?

Publicidade


Procure mudar a rotina do gato o mínimo possível. Deixe comedouros e caixas de areia no mesmo lugar. Quanto mais mudanças, mais estranhamento causará ao animal.


Produtos como difusor de feromônios, catnip e essência de baunilha ajudam?

Publicidade


O uso de feromônios pode ter efeito tranquilizante nos gatos e, muito embora sua ação não seja garantida em 100% dos animais, pode-se tentar com todos eles.


A sensibilidade ao catnip é hereditária e, portanto, em alguns animais não tem efeito algum. Já para muitos outros tem ação estimulante, excitatória, o que não é desejado neste momento. Se o animal nunca usou a erva, melhor não introduzi-la no período da quarentena.

Publicidade


Com relação às essências, ainda são desconhecidos efeitos calmantes significativos da aromaterapia em pets. Como não há restrição para o uso, pode-se experimentar e observar os efeitos individuais de cada animal. Procure usar essências suaves, que não sejam muito concentradas.


Quais comportamentos podem indicar que há estresse e que pode ser o momento de procurar um veterinário?


Se o animal estiver fazendo sua higiene adequadamente, utilizando as caixas de areia como de rotina e consumindo pelo menos 75% da sua necessidade diária, não há motivo para preocupação nem ida ao veterinário.


Caso o comportamento esteja muito diferente e o consumo de alimento for inferior a 75% por vários dias, é aconselhável procurar um veterinário.

Incentivar o consumo de água é fundamental. Uma boa alternativa é fornecer alimentos úmidos, seja em forma de sachê ou de lata. Se forem acostumados com petiscos, podem ser usados para entretenimento e para acalmá-los, mas vale atenção para o felino não exceder o consumo de calorias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade