Startup cria coleira que analisa latidos e promete traduzir emoções do cachorro

por Lívia Marra - Folhapress
   
Pixabay

Você sempre quis entender se aquele latido do cachorro era sinal de alegria ou ansiedade? Uma startup sul-coreana desenvolveu uma coleira que promete monitorar os latidos e identificar as emoções do animal, com ajuda de inteligência artificial.

A Petpuls pode dizer aos tutores, por meio de um aplicativo no celular, se os cães estão felizes, relaxados, ansiosos, com raiva ou tristes, segundo a Reuters. O equipamento também monitora a atividade física e o descanso dos animais.

A empresa começou em 2017 a coletar diferentes tipos de latidos para analisar as emoções. Três anos depois, com um banco de dados de mais de 10 mil amostras de 50 raças, desenvolveu um algoritmo.

Segundo a Universidade Nacional de Seul, que testou o dispositivo, a coleira tem uma taxa de precisão média de 90% de reconhecimento emocional.

Moon Sae-mi disse à agência de notícias ter pensado que sua border collie ficava feliz quando estavam brincando e triste ou ansiosa na ausência da tutora. Mas a coleira indicou que a cadela ficou com raiva quando perdeu um jogo, "como os humanos se sentem".

A Petpuls Lab começou a vender o equipamento online em outubro de 2020, por US$ 99 (cerca de R$ 520).

Conteúdo relacionado: