Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faz bem!

Ter cachorro reduz o risco de morte, afirma estudo

Lívia Marra - Folhapress
04 mar 2020 às 09:01
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você não tem cachorro e estava precisando de um motivo para dividir o dia a dia com um peludo, a ciência dá um bom argumento: viver mais.

Estudos já mostraram que ter um animal de estimação reduz estresse e sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo. Entretanto, uma pesquisa adicional mostra que ter um cachorro pode diminuir em 24% o risco de morte por qualquer causa. Considerando o risco de morte por problemas cardíacos, a redução é de 31%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para fazer uma revisão dos benefícios dos animais à saúde, o estudo divulgado na revista Circulation, da American Heart Association, envolveu quase quatro milhões de pessoas nos Estados Unidos, Canadá, Escandinávia, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca


Na mesma revista científica, outro levantamento mostra que pessoas que convivem com cães têm melhores resultados de saúde após sofrerem um ataque cardíaco ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). O estudo, nesse caso, foi feito com suecos.

Publicidade


O benefício foi maior para tutores que moravam sozinhos. "Nós sabemos que a solidão e o isolamento social são fortes fatores de risco para morte prematura e nossa hipótese era que a companhia de um animal de estimação pode aliviar isso", disse à CNN Tove Fall, um dos autores do estudo e professor na Universidade de Uppsala, na Suécia.


Ele lembra que pessoas sozinhas precisam fazer todos os passeios com o animal e que a atividade física é importante para a reabilitação em casos de infarto ou AVC.


Apesar dos benefícios constatados, os dois estudos são observacionais, ou seja, os pesquisadores não podem provar que a guarda dos cães seja a causa direta dos resultados. Mas essas pesquisas podem ser úteis em estudos futuros.

Independentemente da resposta - se a causa é o cão ou o consequente comportamento ativo do tutor -, uma coisa a gente já sabia: cachorro faz bem para a vida!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade