Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Tire suas dúvidas: veja perguntas e respostas sobre o coronavírus e a rotina com os pets

Lívia Marra - Folhapress
25 mar 2020 às 08:35
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os tutores de pets podem ter dúvidas quanto à convivência e à rotina dos animais. Para que a segurança e a saúde tanto dos humanos quanto dos pets sejam preservadas, a veterinária Adriana Souza dos Santos respondeu à algumas importantes questões. Abaixo você confere todas as respostas e as recomendações do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária):

Rotina

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) devem ser seguidas, e a população precisa evitar aglomerações e contato social. Mas o tutor não infectado pode manter passeios com o cachorro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta

Imagem de destaque
Poxa, Chico!

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

Imagem de destaque
Tragédia

Estresse e temperatura do porão de avião podem ter causado a morte do cão Joca

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros


Pessoas em quarentena determinada pelo médico devem evitar contato com o animal - como beijos e carinhos após espirrar ou tossir - porque podem contaminar seu pelo com o vírus.

Publicidade


Passeios


Enquanto não houver medida restritiva de circulação, pessoas não infectadas podem passear com seus cães em praças, parques ou pet parks. O CFMV reforça que passeios devem ser reduzidos e feitos em pequenas distâncias, para evitar exposição ao vírus, e afirma que todas as recomendações dos órgãos públicos de saúde devem ser seguidas rigorosamente.

Publicidade


Tutores devem evitar locais cheios e não manter contato direto com seu pet ou outros animais, já que eles podem ter o pelo contaminado pelo vírus por alguém que espirrou ou tossiu sem proteção, afirma a veterinária da Amahvet.


Como prevenção, deve ser evitado o contato direto com o animal recém-chegado da rua. As patinhas e o pelo do animal devem ser higienizados após o passeios, para evitar que o vírus tenha uma porta de entrada. Segundo Adriana, podem ser usados lenços umedecidos antissépticos ou água e sabão.

Publicidade


Necessidades na rua


No caso de animais que só fazem xixi e cocô na rua, a orientação é manter a saída rápida de casa, apenas para que ele realize as necessidades fisiológicas. Evitar contato social é fundamental.

Publicidade


Abraço e lambeijo


A recomendação é evitar proximidade com o bicho porque o contato de uma pessoa infectada pode deixar o vírus em sua pelagem. Contra uma possível transmissão, lave bem as mãos antes e depois de interagir com o animal.

Publicidade


Máscara


Não há necessidade de máscaras para cães e gatos, já que o vírus associado à Covid-19 é diferente daquele já conhecido no meio veterinário e que provoca vômitos e diarreias nos pets - e não é transmitido aos humanos.

Publicidade


Banho e tosa


Para o CFMV, tutores devem reduzir a frequência de banhos e tosas de seus pets para diminuir, assim, a circulação das pessoas. A higiene deve ser feita, preferencialmente, em casa.


Limpeza


A pessoa infectada não deve ter acesso aos brinquedos dos animais já que, na maioria das vezes, é preciso pegar o objeto com as mãos para divertir o pet.


Segundo Adriana, a lavagem dos brinquedos que tenha contato direto com a boca do animal devem ser lavados antes e após a brincadeira. Evitar que o animal chegue do passeio e vá direto para a caminha também não é recomendado pois pode trazer em seus pelos o vírus e dispersar posteriormente pela casa e acometer os moradores.


Quarentena e estresse


Se o animal tem uma rotina de passeios e interação com o tutor, uma mudança abrupta na rotina pode provocar estresse.


Pessoas saudáveis não devem isolar seus pets, mas precisam seguir as determinações sanitárias impostas pelas autoridades.


Consulta veterinária


Para o CFMV, o atendimento em clínica deve ser, preferencialmente, agendado e com a presença de apenas um responsável para evitar a concentração de humanos na área de espera.

*Colaborou Naná DeLuca.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade