Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tenha cuidado!

Veja dicas para cortar o pelo do cachorro em casa na quarentena

Lívia Marra - Folhapress
19 mai 2020 às 08:45
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O pelo do cachorro cresceu demais nesta quarentena? Fazer a tosa em casa pode colocar o animal em risco, mas com alguns cuidados é possível tirar aqueles pelinhos que caem nos olhos ou que incomodam o pet ao caminhar.

A falta de experiência, porém, pode ir além do corte torto e resultar em ferimentos. "Já vi casos de tutores cortarem sem querer a orelha do pet", diz Rodrigo Gomes, veterinário da clínica SPet junto à Cobasi Guarulhos Aniello Pratici.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, a regra número um é usar uma tesoura sem ponta. Maquininhas humanas não são recomendadas - e podem irritar a pele do animal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença silenciosa

30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica

Imagem de destaque
Só para eles

Arapongas inaugura “ParCão”, espaço para lazer de pets, nesta sexta

Imagem de destaque
Saiba mais

Macacos de Nicole Bahls deram início a investigação da PF contra traficantes de animais

Imagem de destaque
Cuidados essenciais

Pet operou? Saiba o que fazer na fase de recuperação


Quão arriscado é cortar o pelo do pet em casa? Quais as consequências de uma tosa sem os devidos cuidados?

Publicidade


O grande risco para quem não tem experiência ou não consegue manter o pet quieto é, ao invés de cortar o pelo do animal, cortar a pele.


Além disso, ao usar uma tesoura com ponta próximo à região dos olhos, por exemplo, pode acontecer de perfurar o olho do animal. Já houve casos de tutores cortarem sem querer a orelha do pet também.

Publicidade


Em quais situações o tutor pode avaliar cortar o pelo em casa?


O tutor pode perceber uma extrema necessidade em cortar o pelo em casa quando o animal começa a escorregar ao andar por causa do pelo que nasce entre os coxins [as almofadinhas das patas] ou quando o animal não consegue enxergar direito por conta do pelo no olho. Nesse caso, o tutor pode considerar cortar o pelo em casa, mas com alguns cuidados.

Publicidade


Quais os principais cuidados?


Estabilizar a cabeça do animal. Pode pedir ajuda para uma segunda pessoa enquanto o tutor corta o pelo; utilizar uma tesoura sem ponta; prefira cortar com o pelo molhado, pois é mais fácil; não cortar rente à pele. Faça em pequenas camadas e coloque o dedo entre o pelo que irá cortar e a pele do animal.

Publicidade


É melhor usar tesoura ou máquina?


Para quem não tem experiência, [melhor] cortar com o pelo do animal molhado e utilizando uma tesoura sem ponta. As maquininhas humanas não conseguem cortar direito o pelo e ainda podem irritar a pele do animal.

Publicidade


Se o animal se irritar, faça o processo em duas etapas: comece e continue horas mais tarde ou mesmo no dia seguinte. Se o cachorro for agressivo, [é preciso] utilizar focinheira, pois além de ferir o tutor, o animal pode se ferir, mordendo a tesoura, por exemplo.


Caso o cachorro fique impaciente no meio do processo, como agir?

Publicidade


Uma forma de conter o animal é fazer o corte em lugar alto, como mesa ou máquina de lavar roupa, em que ele fique um pouco desconfortável com a altura, evitar fazer no chão, sofá ou cama. Peça ajuda para alguém segurar o pet, já que é melhor fazer o procedimento em dupla.


Passo a passo


O veterinário relata um passo a passo para corte nas principais situações:


• Pelo caindo nos olhinhos: Estabilize a cabeça do animal com ajuda de outra pessoa, e corte o pelo -que deve estar molhado- em pequenas camadas. Use tesoura sem ponta.


• Excesso de pelo nas patinhas: Também com tesoura sem ponta, corte o pelinho que fica entre os coxins, mas só o excesso.

• Orelhas - Rodrigo afirma que alguns tutores sentem a necessidade de cortar o pelo da orelha do animal, mas faz um alerta: "aqui o maior cuidado é não cortar a cartilagem". O procedimento é o mesmo, tesoura sem ponta e pelo molhado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade