Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doença complexa

Alimentação saudável na gestação diminui obesidade infantil

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 out 2019 às 09:09
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já chega a 75 milhões o número de crianças consideradas obesas, ou que estejam acima do peso adequado, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Alimentos industrializados ingeridos em grande escala por serem mais acessíveis e fáceis de consumir estão entre as principais causas da obesidade infantil. Toda essa praticidade da indústria alimentícia vem acompanhada de altos níveis de sódio, gorduras e açúcares, responsáveis por diversos malefícios à saúde.

Assim, a obesidade se tornou alarmante no mundo inteiro. Dados da OMS aponta que mais de 50% da população mundial já está acima do peso. Desse total, 41 milhões são crianças. Mas, ainda há um agravante: a projeção é de que até 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos ultrapassem o peso ideal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Vanusa Boim, nutricionista membro da Doctoralia, quando falamos de obesidade infantil é importante ressaltar que o excesso de gordura corporal traz uma sobrecarga que vai muito além do peso, pois ela está associada ao alto risco de desenvolvimento de diversas doenças de caráter crônico como hipertensão e diabetes.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Bons hábitos alimentares da mãe junto ao acompanhamento nutricional desde a gestação são importantes para prevenir a doença. "Como sabemos, essa fase gera influências no peso corpóreo da gestante e consequentemente da criança, portanto, gestantes obesas têm maior risco de terem filhos obesos", afirma a especialista.

Publicidade


A obesidade é uma doença mais complexa do que parece, já que está associada a fatores biológicos, psicológicos e socioeconômicos. Por isso, o contexto familiar é altamente relevante para a prevenção. "O ideal é que os responsáveis deem o exemplo, evitando comer as famosas 'besteiras' perto das crianças, e proporcionando um cardápio saudável e equilibrado, com verduras, legumes e etc.", aconselha Vanusa.


Incentivar a prática de exercícios físicos e atividades ao ar livre também é essencial para que os pequenos cresçam em uma cultura mais saudável.


Quando há um quadro de obesidade diagnosticado na infância, o tratamento com especialistas é de suma importância para que a reeducação alimentar ocorra da maneira mais salutar possível. Podem estar envolvidos nesse processo pediatras, endocrinologistas, nutricionistas e até mesmo psicólogos.

"Apesar de não ser um processo fácil, o quanto antes se iniciar essa mudança, melhor", conta a nutricionista. A especialista afirma que "pequenas atitudes saudáveis realizadas diariamente podem contribuir de forma bem significativa na prevenção e no controle da obesidade infantil".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade