Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda!

Assimetria de pálpebras pode indicar doença neurológica em mulheres

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 fev 2020 às 10:46
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Rara, ainda sem cura e com um diagnóstico incomum, a doença conhecida como Miastenia Gravis se origina principalmente nas mulheres abaixo dos 35 anos cujo principal sintoma é a queda de uma ou de ambas as pálpebras.

"Além disso, a tendência é que os sintomas piorem com o calor e o cansaço, podendo ser acompanhados de visão dupla”, explica Maria Tereza de Moraes, neurologista do Hospital INC. "Pode haver fraqueza muscular em todas as partes do corpo e no processo de mastigação e deglutição. Os sintomas iniciais podem ser confundidos com uma rouquidão, refluxo gastroesofágico e, até mesmo, uma fraqueza de origem cardiológica”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O não tratamento pode levar o paciente a uma crise miastênica, definida como uma dificuldade aguda de engolir, respirar ou falar. Esta situação é uma urgência e deve ser imediatamente tratada com internamento e medicação adequadas. No Hospital INC, que conta com uma equipe completa para atender pacientes com Miastenia – neurologistas neuromusculares, cirurgiões torácicos, pneumologista, anestesiologistas, fisioterapeutas e fonoterapeutas – a incidência da doença é de 20 a 30 casos por ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Tratamento diferenciado

Publicidade


O tratamento se divide em tratamento da doença e tratamento da crise, conforme explica Maria Tereza. "O tratamento da doença é realizado com medicamentos que controlam a imunidade do paciente, reduzindo a formação de anticorpos contra componentes da junção neuromuscular”, conta. "Já o tratamento da crise deve ser feito em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), utilizando a plasmaferese (procedimento realizado num equipamento muito específico, com método semelhante à hemodiálise) ou a imunoglobulina humana, devido a seu efeito rápido sobre a doença", afirma.


Avanços tecnológicos


Os principais avanços para combater a doença são o uso de medicações imunobiológicas, em especial o Rituximab. É importante ressaltar, atesta Maria Tereza, que o paciente é sensível a diversos tipos de remédios, e a utilização deles pode piorar a doença ou desencadear uma crise miastênica.

"São remédios corriqueiros, como relaxantes musculares, remédios para pressão arterial e para dor. Este fato faz com que os pacientes miastênicos sejam orientados quanto aos medicamentos que podem utilizar. Eles também necessitam de técnicas anestésicas especiais em qualquer procedimento cirúrgico que forem realizar, desde uma simples cirurgia plástica ”, alerta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade