Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Boca seca pode ser sinal de problema de saúde mais sério

Tayguara Ribeiro - Folhapress
03 mar 2020 às 10:48
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A xerostomia, ou boca seca como popularmente é mais conhecida, é a diminuição na produção de saliva. A condição pode acometer pessoas de qualquer idade, mas atinge com mais frequência idosos. Casos esporádicos são comuns, no entanto, a ocorrência constante pode indicar algum problema de saúde.

"A xerostomia atinge principalmente a terceira idade porque normalmente esses pacientes já possuem uma redução na produção salivar e fazem uso de maior número de medicações que podem causar a hipofunção glandular", explica Marcio Seto, professor do curso de pós-graduação em Periodontia do Centro Universitário Senac.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o especialista, a condição pode ocorrer por conta de uma desidratação ou ser sintoma de alguma doença. "Diversos podem ser os fatores, como ronco, desidratação, respiração bucal, má higiene e tabagismo. A queda expressiva na produção de saliva, pode ser sinal de algumas doenças das glândulas salivares, diabetes mellitus, doença de Sjogren [doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e salivas] e doença de Parkinson", analisa o professor de Periodontia do Senac.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


"Pacientes submetidos a radioterapia e quimioterapia na região de cabeça e pescoço podem apresentar esse sintoma durante o período de tratamento", afirma o professor do Senac.

Publicidade


A hipossalivação também pode ser efeito colateral de alguns medicamentos como antidepressivos, diuréticos e anti-hipertensivos. "A utilização de certos medicamentos pode diminuir a produção de saliva, principalmente o tratamento de pressão. Pode ser um sinal também de deficiência de algumas vitaminas, especialmente a vitamina B", avalia Carlos Uehara, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.


De acordo com o geriatra, com o envelhecimento ocorrem algumas alterações no organismo, e "a principal delas é a diminuição de água no corpo, por isso, é muito mais fácil um idoso ficar desidratado do que uma pessoa jovem", diz.

Publicidade


Perda ou diminuição do paladar faz idoso exagerar no tempero


Uma das principais consequências provocadas pela xerostomia é a alteração do paladar. Isso pode acarretar mais complicações à saúde.

Publicidade


"Pode gerar uma diminuição ou a perda. Com isso, os idosos acabam colocando excesso de sal durante a preparação da comida, para intensificar os sabores, e isso pode gerar outras complicações", alerta o médico geriatra Carlos Uehara.


O professor do Senac Marcio Seto afirma que pacientes com boca seca podem apresentar lábios secos e rachados, dificuldade na deglutição, língua com maior número de fissuras e ardor, halitose, irritação na garganta, dificuldade de falar e engolir os alimentos.

Publicidade


"Normalmente, os pacientes relatam que o alimento fica aderido à mucosa e aos dentes. A diminuição do fluxo salivar também favorece o acúmulo de placa dental e, em consequência, há um aumento no índice de cárie, principalmente cáries radiculares e cervicais", diz o especialista.


O tratamento da xerostomia geralmente é paliativo e tem como objetivo reduzir o desconforto causado pela secura oral e restabelecer as funções orais que foram alteradas. "Recomenda-se que o paciente beba uma maior quantidade de água durante todo o dia, faça uma boa higiene bucal, não fume, evite o consumo de bebidas alcoólicas, faça uso de protetores labiais. Em alguns casos, pode-se recorrer ao uso de saliva artificial através de spray ou gotas", diz.


Uehara afirma que a saliva ajuda na produção do bolo alimentar através da facilitação da mastigação, que já é a primeira etapa do processo digestivo.
Como dicas, ele orienta também alimentação com frutas e verduras e a ingestão de bebidas cítricas, isso nos casos esporádicos, provocados por desidratação, respiração pela boca ou mesmo ronco. Em situações crônicas a orientação é procurar médicos para a orientação adequada.

O tratamento da boca seca está relacionado a detecção da causa do problema e ao posterior tratamento. Além de auxiliar na mastigação, a saliva tem outras importantes funções no organismo, como proteção contra entrada de vírus através da boca, controle da proliferação de bactérias, maú hálito e o desenvolvimento da fala.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade