Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acompanhamento

Câncer de tireoide: não operar pode ser uma solução

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 out 2019 às 09:48
- Reprodução/Pinterest
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Microcarcinoma de tireoide é o nome utilizado quando nos referimos aos tumores de tireoide com tamanho inferior a 1 centímetro. "A glândula tireoidiana está localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão” ressalta Rosália Padovani, médica endocrinologista. A tireoide é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 e estes, por sua vez, regulam o funcionamento de todo o nosso organismo.

Nas últimas décadas, a incidência de um tipo específico de tumor de tireoide, o chamado microcarcinoma papilífero de tireoide (MPCT), tem aumentado significativamente. Os especialistas acreditam que isso pode estar acontecendo por causa do aumento na solicitação de exames de imagem, o ultrassom de tireoide, por exemplo, e por conta da punção aspirativa com agulha fina (PAAF), também conhecida como biopsia aspirativa (usada para retirar um pouquinho de material de dentro do nódulo tireoidiano suspeito para que ele seja posteriormente analisado).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entretanto, "como esse tipo de tumor costuma se desenvolver lentamente e a cirurgia pode oferecer riscos consideráveis ao paciente, os médicos pesquisadores começaram a questionar se o tratamento cirúrgico, para estes casos em específico, deveria ser sempre a melhor opção” ressalta a endocrinologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Por isso, alguns estudos foram realizados para comparar a evolução de pacientes com microcarcinomas de tireoide que tinham sido submetidos à cirurgia e outros que estavam sendo apenas acompanhados de perto pelos especialistas.

Publicidade


Um deles foi liderado pelo médico Akira Miyauchi, presidente do Kuma Hospital (um centro de excelência no tratamento da tireoide, localizado na cidade de Kobe, no Japão). Alguns critérios foram utilizados como de exclusão: pacientes com metástase nos gânglios linfáticos ou à distância ou com o tumor apresentando extravasamento da tireoide ou que se localizavam próximos à traqueia ou ao nervo laríngeo recorrente, que é essencial para a fala. Esses pacientes, classificados como de maior risco foram encaminhados diretamente para cirurgia.


Para os demais pacientes foram propostas duas opções: a cirurgia ou a observação clínica com ultrassonografia de tireoide e região cervical a cada 6 meses durante um período e depois anualmente. Durante o acompanhamento, a cirurgia era indicada caso houvesse crescimento de 3 mm ou mais do tumor em acompanhamento ou se surgisse metástase nos linfonodos do pescoço.

Publicidade


Em 10 anos de pesquisa, dos 1.235 pacientes não operados inicialmente, somente 8% dos pacientes apresentaram crescimento do tumor maior que 3 mm e 3,8% apresentaram metástase linfonodal. Nenhum paciente desenvolveu tumor fora da tireoide ou metástase à distância ou foi a óbito pela doença. Os pacientes que apresentaram evolução do quadro foram encaminhados para cirurgia, mas nenhum dos indivíduos operados posteriormente evoluíram bem.


Na mesma linha, Iwao Sugitani, endocrinologista cirurgião da Universidade de Tóquio, também no Japão, junto com uma equipe de especialistas observou que casos de microcarcinoma de tireoide de baixo risco apresentam resultados semelhantes.

Publicidade


Com base em trabalhos como esses, o guideline da American Thyroid Association (ATA) e o consenso europeu (European Thyroid Cancer Taskforce) passaram a não recomendar mais a punção aspirativa com agulha fina para a maioria dos nódulos menores de 1 cm, mesmo se suspeitos para malignidade. As exceções ficaram para nódulos que apresentam extravasamento para fora da glândula tireoidiana ou metástase nos linfonodos ou para aqueles localizados no istmo da Tireoide (istmo é a região da Tireoide que separa o lobo direito do lobo esquerdo).


O grande objetivo desta recomendação é evitar tratamentos excessivos e desnecessários para este tipo de problema. Assim, a cirurgia, pelo menos em um primeiro momento, deixou de ser a única opção de tratamento para determinados tumores de tireoide. "Desta maneira, o paciente pode optar juntamente com o seu médico a apenas fazer o acompanhamento dos pequenos tumores. E, em caso de evolução do quadro, tendo a cirurgia como opção sem ter prejuízos por ter optado por esta escolha” explica Rosália.

"A única ressalva nesse caso é que a equipe que se proponha a acompanhar o indivíduo esteja treinada e preparada de fato para isso” salienta a especialista. Também é essencial que a equipe disponha de equipamentos de boa qualidade para a realização dos exames, em especial o ultrassom. Os pacientes, por sua vez, devem estar de acordo com todo o processo e devem ser complacentes com ele, entendendo que uma eventual intervenção cirúrgica pode ser necessária a qualquer momento, sem trazer maiores repercussões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade