Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Casos graves de contaminação por Covid-19 provocam sequelas

Larissa Teixeira - Folhapress
30 jun 2020 às 09:54
- Reprodução/Mika Baumeister/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O novo coronavírus ataca principalmente o pulmão. Mas não só ele. A contaminação pode ter efeitos em outros órgãos importantes. Além disso, recuperar-se da Covid-19 nem sempre significa saúde total, já que a doença pode deixar sequelas. Ainda é preciso mais tempo para estudar a magnitude e o impacto deste cenário.

Segundo Gustavo Prado, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pacientes que apresentaram quadros mais graves da Covid-19 são mais propensos a desenvolverem sequelas da doença. "Ainda é muito recente para falar de sequelas prolongadas, mas alguns estudos mostram que semanas após a alta existe a prevalência razoável de alterações do sistema respiratório", afirma Prado, citando redução na capacidade de troca gasosa e dos volumes pulmonares e fibrose.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A Covid-19 ataca o pulmão, mas promove uma resposta inflamatória sistêmica", explica Marcelo Queiroga, cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, destacando as possíveis sequelas: insuficiência cardíaca e miocardite (uma inflamação no músculo do coração).

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Marcus Tulius Teixeira, neurologista vice-coordenador do Departamento Científico de Neuroinfecção da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), explica que o coronavírus também pode afetar o sistema nervoso, causando quadros como encefalite e encefalopatia, além de AVC (Acidente Vascular Cerebral). "Embora sejam quadros graves, eles acontecem em um número pequeno de pessoas. Não é motivo de alarme", explica.

Publicidade


Prado ressalta que, como o novo coronavírus ainda é pouco conhecido, é importante que os pacientes que receberam alta continuem atentos aos sintomas e continuem tendo acompanhamento médico. Nos casos de sintomas mais leves, vale ir até uma unidade de saúde ou consultar o clínico geral. Já casos complexos exigem serviços especializados.


Longo período na UTI exige reabilitação

Publicidade


Pacientes que passam por internações prolongadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) podem ter sequelas motoras e cognitivas independentemente da doença que levou àquela situação. Gustavo Prado explica que uma parcela dessas pessoas recebe alta e demanda um intenso trabalho de reabilitação depois.


Segundo Prado e Marcus Tulius Teixeira, isso gera sequelas como fadiga crônica, dor muscular, alterações de força muscular, fraqueza, atrofia, transtornos de humor e alterações cognitivas (memória e raciocínio).


Além das complicações individuais da Covid-19, para Prado, a doença pode causar uma "segunda pandemia", em que pacientes curados com algum nível de sequelas (devido à Covid-19 ou à internação) precisarão de atendimento médico. "O desafio será adequar a estrutura disponível de recursos humanos e físicos", afirma.

Queiroga complementa com outras ondas que também podem afetar o sistema de saúde, como a de pacientes com outras complicações agudas e doentes crônicos que foram negligenciados para priorizar os casos de Covid-19.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade