Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Médica explica

Chá de canela é realmente abortivo? Saiba os mitos e as verdades da especiaria

Bruna Melo - Estagiária*
17 set 2019 às 15:07
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Crenças e tabus cercam o ciclo menstrual. São várias receitas que prometem adiantar ou atrasar a menstruação. Uma das "técnicas" mais famosas é a ingestão de chá de canela para que o fluxo desça alguns dias antes. Por tempos a bebida foi conhecida como abortiva, mas a ciência diz o contrário.

O chá de canela ficou popularmente conhecido como abortivo por afirmarem que ele desencadeia contrações nos músculos. Nesta linha de pensamento, o chá faria com que o útero contraísse (como uma cólica) e expelisse o óvulo fecundado junto à menstruação. Entretanto, a crença é falsa. Não existem dados científicos que comprovem este efeito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A médica do Hospital Evangélico especializada em ginecologia e obstetrícia Flávia M. Zanoni Albernaz explica que alguns estudos mostraram que o chá de canela pode ajudar na saúde de mulheres com diabetes, por contribuir na diminuição da glicemia, mas nada relacionado ao aborto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Mesmo sendo falsa a informação sobre "adiantar a menstruação", ela alerta que alguns tipos de canela podem possuir a cumarina. Ingerida em grandes quantidades, a substância é capaz de causar toxicidade hepática na mulher, que é uma inflamação no fígado. Caso ela esteja grávida, pode causar complicações no feto.

Publicidade


Nestas circunstâncias, mesmo que o chá de canela não possua efeito abortivo, Dra. Flávia aconselha evitar o consumo. A gravidez é um período delicado para a mulher, sendo necessário ter controle de substâncias que podem causar alterações em sua saúde.


Caso não haja risco de a mulher estar grávida e seja necessário que ela adiante ou atrase a menstruação, existem opções seguras. Dra. Flávia orienta que se estiver usando pílula anticoncepcional, a pausa pode ser controlada. Também é possível utilizar medicações para bloqueio hormonal. É importante ressaltar que todos os processos devem ser feitos com acompanhamento médico.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade