Clínica Psicológica da UEL reabre para plantão online

por Agência UEL de Notícias
   

A Clínica Psicológica da UEL, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), retoma, de modo online, o Plantão Psicológico para pessoas maiores de 18 anos. As inscrições para atendimento são abertas somente às terças-feiras, das 13 às 18 horas e podem ser feitas neste link. O atendimento, marcado para às quartas-feiras, das 14 às 18 horas, é realizado para os oito primeiros inscritos no dia anterior.

Arquivo/COM/UEL

Os atendimentos online são direcionados para pessoas de Londrina e região, porém, estudantes da UEL, da graduação e pós-graduação, que residem em outros estados também podem se inscrever. Os atendimentos são feitos via Google Meet e WhatsApp.

Segundo Maíra Bonafé Sei, coordenadora da Clínica Psicológica, os serviços do atendimento psicológico são acolhimento e a orientação diante de um momento de alto grau de sofrimento. Ela cita casos de crises de ordem emocional, advindas de ansiedade e depressão, por exemplo. "É oferecido um espaço de escuta, acolhimento e reflexão. Temos notado que muitas pessoas já tinham problemas e questionamentos que se agravaram com o momento atual", relata Maíra, em referência à pandemia da COVID-19, que levou ao isolamento social.

Em casos de surto psicótico, segundo ela, a recomendação é buscar auxílio médico-psiquiátrico em serviços médicos como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Atendimento

Com devido cadastro no e-Psi, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), os atendimentos online são realizados pelas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan e Luciane Cristina de Oliveira Carnauba, que também é assessora especial da Clínica Psicológica. Também tem um colaborador externo do projeto, o psicólogo Gabriel Candido Paiva.

Para o atendimento online, a orientação é estar em um local confortável e com privacidade. Como são utilizados computador ou celular, a recomendação é verificar a bateria do aparelho e a conexão da internet, antes do início da sessão. Mais informações na página da Clínica Psicológica.

Conteúdo relacionado: