Confira dicas de saúde para aproveitar o Carnaval

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Para quem gosta de se divertir, o carnaval é a festa ideal, já que são vários dias de festa para dançar e pular. Porém, por trás da folia é sempre importante cuidar da saúde. Confira as dicas dos especialistas do HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças):

iStock

Alimentação

A alimentação deve ser feita a cada três horas, sem exagerar nas quantidades, explica Rosangela Teodorovicz, nutricionista do HNSG. Para quem for pular carnaval, ela orienta que deve-se optar por alimentos leves. Bons exemplos que não podem faltar no cardápio são verduras, legumes, frutas, peixes e carnes grelhadas, cozidas ou assadas. "Deve-se evitar comer frituras, alimentos, gordurosos e pesados”, destaca.

Hidratação

Para se hidratar, é recomendado ingerir pelo menos 500 ml de água ou suco a cada uma hora. A desidratação pode causar sede, boca seca, tontura, cansaço, irritabilidade e diminuição da urina.

Consumo de bebida alcoólica

Segundo Eduardo Ramos, cirurgião geral do HNSG, o ideal é consumir sem exageros, sempre alternando a bebida com muita hidratação. "O consumo exagerado pode ocasionar o coma alcoólico, que pode levar à morte”, comenta o médico. Quem faz o uso de medicamentos também deve ter muito cuidado. "As bebidas alcoólicas podem diminuir ou potencializar os efeitos dos medicamentos. O mais comum é potencializar os efeitos colaterais causando sintomas como náuseas, tonturas, sonolência e diminuição da habilidade motora”, afirma o especialista.

Filtro solar

Para quem for aproveitar o feriado na praia, sempre que possível, deve evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. Deve-se lembrar de passar o protetor com pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada duas horas.

Conteúdo relacionado: