Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Conheça a relação entre estresse feminino e doenças odontológicas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 nov 2019 às 08:38
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Atualmente, as mulheres vivem em uma época que demanda que todas sejam multitarefas. Na prática, elas têm que se desdobrar para equilibrar todas as atividades pelas quais são responsáveis. Óbvio que essa forma de viver tem um preço alto para as mulheres e exige uma carga energética física e mental alucinante. De acordo com Selma Nishimura, cirurgiã dentista da clínica Care Center Brasil, o resultado enfrentado pelas mulheres é o famoso quadro de estresse.

"Há ampla literatura sobre o impacto dessa tensão constante na qualidade de vida e na saúde feminina, mas pouco se fala sobre a relação com a saúde odontológica. O estresse está associado, claramente, às condições básicas para o desenvolvimento de disfunção temporomandibular, para o bruxismo, ou para o 'apertamento' dentário", afirma Nishimura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E quais os sintomas? A cirurgiã dentista aponta que os mais comuns para o bruxismo e para a disfunção temporomandibular são: dores de cabeça constantes, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, dor ao mastigar ou ao bocejar, estalos ao abrir e fechar a boca, travamento ou deslocamento da mandíbula, mudança na forma de mastigar ou flacidez dos músculos da mastigação – independente da sua idade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Conhecida como DTM, a disfunção temporomandibular é causada pelo mau funcionamento da articulação temporomandibular – a que liga o maxilar ao crânio, auxiliando o movimento da mandíbula ao se projetar ou retrair. Nos movimentos para os lados, reflete diretamente na parte muscular, dos ligamentos, dos discos e ossos ligados.

Publicidade


O bruxismo, por sua vez, está ligado aos contatos não funcionais entre os dentes, em movimentos ritmados e involuntários. Ele pode tanto ser caracterizado como cêntrico – apertamento dentário – ou excêntrico, o ranger de dentes. Um fato curioso é que pode ocorrer tanto durante a noite quanto ao longo do dia.


As forças excessivas aplicadas nos músculos – masseter, temporal, pterigoideo medial e lateral – podem causar disfunção na articulação temporomandibular, dores nas fibras dos músculos temporal, região lateral e posterior do pescoço, alargamento ou espessamento do ligamento periodontal e facetas de desgaste nos dentes posteriores e anteriores. O que parece um descritivo muito técnico na verdade é simples: significa que provocamos uma tensão muscular da face que dissemina problemas em toda a vizinhança, incluindo a diminuição da altura dos dentes que compromete a parte funcional e estética. Em muitos casos, há exposição de dentina – que é a camada mais interna do dente, devido ao desgaste do esmalte – o que provoca sensibilidade, principalmente no contato com alimentos gelados.

Publicidade


Nishimura afirma que a ocorrência é resultado de fatores associados: da genética, passando pela má oclusão, distúrbios miofuncionais orais, disfunção da coluna vertebral com a cabeça projetada para frente e fatores psicológicos.


"É nesse contexto que devemos ter muita atenção. Devido ao estresse emocional, problemas respiratórios, sono, utilização de alguns fármacos, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou problemas neurológicos podemos ter quadros nos quais a saúde odontológica fica seriamente comprometida. Esses problemas são causados por elementos multifatoriais e com origem no sistema nervoso central, daí a resposta do porquê ser o diagnóstico ser tão complexo", comenta a especialista.

Publicidade


Para auxiliar no tratamento, a parte odontológica deve ser devidamente avaliada e tratada. Cada paciente possui uma peculiaridade, portanto, o planejamento deve ser único, seja no ajuste de oclusão, no aumento da dimensão vertical por meio de peças de cerâmica ou resina, no recobrimento da dentina exposta. Ou seja, tudo depende de um acurado diagnóstico.


"Defendo que devemos considerar todos os fatores intraorais e extraorais, incluindo os que oferecem essa predisposição à tais alterações odontológicas. O uso de placas oclusais pode ser a opção de um tratamento-adjunto para o gerenciamento da dor – elas auxiliam no reposicionamento do côndilo e/ou disco articular, reduzem a atividade eletromiográfica dos músculos mastigatórios, auxiliam na modificação do comportamento oral para evitar ou limitar lesão dental potencialmente induzida pela desordem e diminuem as alterações na oclusão do paciente", recomenda Nishimura.


A especialista aponta que um outro recurso que as mulheres apreciam é o uso da toxina botulínica do tipo A – chamada de neurotoxina, produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium botulinum. Ela tem como efeito paralisar o músculo a partir da inibição da liberação de acetilcolina na junção neuromuscular. É reconhecida cientificamente e é convencionalmente comercializada com finalidade terapêutica.

"No meu consultório, recomendo que esse tratamento seja sempre multidisciplinar, ou seja, que parta de um olhar que envolve dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, neurologistas e otorrinolaringologistas. Saber escutar o próprio corpo é sinal de autoestima e reflete na qualidade de vida. E deve caber em qualquer agenda feminina, por mais atarefada que ela seja", finaliza a cirurgiã dentista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade