Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Outubro Rosa

Conheça mitos e verdades sobre o câncer de mama

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 out 2019 às 08:37
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cenário do câncer de mama no Brasil e no mundo traz números expressivos e preocupantes. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no país, quase 60 mil mulheres são diagnosticadas com a doença todos os anos.

A enfermidade está entre as mais comuns neste grupo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking de causa de morte por câncer no mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diante desta dimensão, o problema ainda gera muitas confusões. Para verificar alguns mitos e verdades sobre o assunto, Yong Kyun Joo, mastologista do Hospital Edmundo Vasconcelo, responde algumas perguntas para explicar as dúvidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Realizar autoexame todo mês e não sentir nada exclui a necessidade de fazer mamografia?

Publicidade


Mito. Apesar de importante, o autoexame feito como única forma de prevenção não é um método eficaz para detectar o câncer de mama. Isso porque o indivíduo só consegue apalpar o nódulo cancerígeno quando ele está em estágios avançados. Portanto, se você tem 40 anos ou mais, deve fazer mamografia todos os anos, mesmo que realize o autoexame e não sinta nada.


Apenas quem tem casos na família pode ter câncer de mama?

Publicidade


Mito. Os antecedentes familiares devem ser sempre considerados, principalmente em parentes de primeiro grau. Porém, cerca de 90% das pacientes com diagnóstico de câncer de mama não tem nenhum histórico familiar, ou seja, a maioria não tem um componente hereditário.


Ter filhos diminui a chance de ter câncer de mama?

Publicidade


Verdade. A gestação é um dos principais fatores protetores para câncer de mama, principalmente antes dos 30 anos. Isso porque o tecido mamário só atinge a sua diferenciação completa com a gestação, tornando-se, desta forma, menos suscetível à transformação maligna.


O ultrassom de mamas é um bom substituto para a mamografia no rastreamento de câncer mamário?

Publicidade


Mito. Embora o ultrassom seja muito mais confortável, ele não é eficaz para rastreamento como método isolado. Apesar de amplamente utilizado, o seu principal papel é complementar à mamografia, que é ainda o principal exame para a detecção do câncer de mama.


Homens também podem ter câncer de mama?

Verdade. Apesar de muito mais raro, com uma proporção de 1/100, os homens também podem ter câncer de mama. Neles, a doença aparece mais tardiamente, geralmente na sexta ou sétima década de vida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade