Conheça os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata

por Redação Bonde
   

Em novembro, a campanha Novembro Azul alertou o Brasil e o mundo sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata. Mesmo assim, é importante falar sobre a doença durante todo o ano, já que este tumor é o segundo mais comum em homens no Brasil. De acordo com José Renato Fabretti, especialista em urologia, o câncer de próstata não apresenta sintomas e nem sinais no início. "Quando ele [o homem] começa a sentir alguma coisa, é uma dor nas costas porque deu metástase", alerta o médico.

iStock

O problema desse primeiro sintoma, segundo Fabretti, é que o homem não percebe que pode se tratar de um tumor e, assim, apenas toma remédios autoindicados e não procura um especialista. Quando descoberta no início, segundo o médico, a doença apresenta mais de 90% de chances de cura.

Tão importante quanto o diagnóstico precoce e o tratamento, a prevenção não deve ser deixada de lado. Fabretti aponta que todo homem com mais de 40 anos deve se consultar com um urologista todos os anos. Além disso, o médico aponta que existem alguns alimentos que ajudam na prevenção do tumor, como verduras e castanhas. Confira abaixo no vídeo produzido pela MultiTV a lista completa da alimentação que auxilia na precaução:

Conteúdo relacionado: