Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidado!

Conheça os fatores de risco para a trombose, diagnóstico da cantora Anitta

Caroline Knup - Estagiária
26 jun 2020 às 11:19
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cantora Anitta, 27, foi diagnosticada com trombose na perna direita nesta quinta-feira (25) e, até o momento de publicação dessa reportagem, seguia internada em São Paulo. De acordo com Rodrigo Eik Sahyun, cirurgião vascular do Hospital Evangélico, de Londrina, a trombose ocorre quando há formação de um coágulo no sangue dentro de um vaso sanguíneo.

A trombose pode ser tanto venosa quanto arterial, ou seja, ocorrer nas veias e nas artérias. "O corpo humano possui o sistema arterial, que são os vasos que levam o sangue do coração para os órgãos; e o sistema venoso, que consiste nos vasos [veias] que levam o sangue dos órgãos para o coração", explica o especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o cirurgião vascular, existem alguns fatores de risco para a trombose, tais como: tabagismo, idade avançada, obesidade, uso do anticoncepcional oral, cirurgias (especial as que exigem tempo de repouso prolongado), aumento do colesterol e pouca movimentação dos membros inferiores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


No caso de Anitta, a cantora afirmou que os médicos estão tentando descobrir o que levou ao surgimento da trombose, já que ela não fuma e nem toma pílula anticoncepcional. Anitta afirmou que, apesar da condição, está bem e deve receber alta nesta sexta-feira (26).

Publicidade


Apesar de a cantora estar bem, a condição pode trazer consequências sérias para o paciente. "A trombose pode ser perigosa, especialmente de acordo com o local em que ocorre. As tromboses venosas ocorrem em maior número e são, na maioria dos casos, menos perigosas e com menor condições de recuperação quando tratadas a tempo. Porém, em casos específicos, pode levar à morte", afirma Sahyun.


Quanto à trombose arterial, o especialista explica que a condição é mais grave e requer tratamento com urgência. "Caso o tratamento não ocorra, o órgão para de receber sangue e, por isso, não recebe oxigênio, o que pode resultar em consequências graves, como, por exemplo, a perda de uma das pernas, dificuldades respiratórias e até um AVC (Acidente Vascular Cerebral)", conta.

Publicidade


O tratamento para trombose varia de acordo com o lugar em que há formação do coágulo sanguíneo, o tempo da doença e as condições clínicas do paciente. "Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de medicamentos, que deixam o sangue com menor chance de formação de coágulos. Porém, existem muitos casos que requerer a realização de cirurgias para a retirada dos trombos", aponta Sahyun.


A trombose, assim como outras doenças cardiovasculares, podem ser prevenidas por meio da adoção de um estilo de vida saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, as principais atitudes que podem prevenir a enfermidade são: praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e de cigarros e manter uma dieta equilibrada. Controlar o peso corporal e se hidratar corretamente também são meios de prevenção da trombose.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade