Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Crianças obesas podem apresentar fatores de risco para a Covid-19

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 jun 2020 às 10:40
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do coronavírus desestabilizou a rotina de grande parte da população, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

A população sabe que idosos, pessoas com diabetes e pessoas hipertensas fazem parte do grupo de risco. Porém, há algumas dúvidas entre os pacientes que sofrem com obesidade, por apresentarem algumas complicações que envolvem os fatores de risco para a Covid-19, como a diabete e a hipertensão, e isso inclui também crianças e adolescentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O excesso de peso tem relação com outras doenças frequentes nos pacientes que estão no grupo de risco do coronavírus, são elas: a diabetes mellitus e a hipertensão arterial. E não podemos esquecer que a obesidade atinge cerca de 100 milhões de crianças ao redor do mundo”, aponta Thatiane Mahet, pediatra com especialização em imunologia, alergia e nutrição infantil.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Confira algumas orientações da especialista sobre a Covid-19 e a obesidade infantil:

Publicidade


Crianças com obesidade têm maior risco de desenvolver complicações da Covid-19?


A obesidade grave, associada a comorbidades, tem correlação com diabetes mellitus e hipertensão arterial.

Publicidade


Recomenda-se maior rigor nas medidas de prevenção contra a Covid-19 em pacientes com obesidade grave. Além disso, a obesidade pode dificultar a realização de exames de imagem, a respiração, a intubação traqueal e o cuidado de enfermagem, aumentando, assim, o risco de complicações por infecções respiratórias, como é o caso do coronavírus.


Recomendações para os pais ou responsáveis sobre alimentação

Publicidade


As crianças estão sofrendo grande impacto com a pandemia do coronavírus. O isolamento social, além de mexer com a rotina delas, desestabilizou também o emocional e a alimentação dos pequenos. Por isso, os pais devem ter um cuidado ainda maior com alimentação das crianças dentro de casa.


Mantenha orientações nutricionais e limite a compra de alimentos industrializados, como batata frita, refrigerante, pizza, biscoitos e sorvete. Uma ótima opção é deixar refeições prontas ou pequenos lanches saudáveis para eles terem opções quando a fome bater.

Publicidade


Alerta para a rotina das crianças


A restrição das tarefas presenciais das crianças, como ir à escola, passear no parque ou ir até a casa de um amigo, são alguns dos exemplos de atividades que não estão sendo realizadas durante a quarentena.

Publicidade


Com mais tempo em casa, as crianças e os adultos tendem a comer mais, o que é extremamente perigoso numa casa onde há uma criança obesa.


Os pais devem criar uma rotina para a criança que vise prevenir escapes em seu dia que sejam preenchidos com a comida, e não esquecer de fazer as refeições nos horários certos. Crie horários para café da manhã, para o almoço almoço e para o jantar.

Publicidade


O diálogo é muito importante durante o isolamento


O tempo em casa pode fazer com que as crianças sintam a necessidade de abdicar de suas tarefas. Por isso, defina horários para o uso saudável das telas, evitando ultrapassar os limites, e deixe claro que o momento não é de férias e sim de uma situação momentânea, na qual as atividades cotidianas devem ser cumpridas.

É essencial que as crianças e adolescentes tenham espaço e liberdade para expressarem suas dúvidas e medos e, caso persista alguma, os pais devem procurar alguém da equipe médica, como o pediatra da criança.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade