Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atendimento gratuito

Distanciamento social impacta na saúde mental das pessoas

Claudinei Queiroz - Folhapress
02 jun 2020 às 09:26
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a determinação da quarentena no estado de São Paulo há aproximadamente 70 dias, para tentar conter o surto de coronavírus, os problemas psicológicos do dia a dia foram potencializados. Os medos vão desde morrer em decorrência da doença ao temor de passar fome, o que acaba afetando ainda mais a saúde mental das pessoas.

Esses temores aumentaram as sensações de ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos ruins diante do isolamento social e das incertezas em relação ao futuro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Eu diria que as pessoas normais estão com esses medos porque senão elas não seriam normais. As que já têm neuroses, psicoses e outras coisas mais poderão até negar e entrar em negação da quarentena", afirma Maria de Fátima Cardoso da Cunha Mora, presidente da SBPI (Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Por causa dessa nova realidade, Maria de Fátima se uniu a um grupo de cerca de 150 profissionais para criar a Rede de Apoio Solidário em todo o país, que faz o atendimento psicológico de pessoas que precisem de tratamento durante a quarentena.

Publicidade


Essa rede se junta ao CVV (Centro de Valorização da Vida), que possui cerca de 3.500 voluntários em todo o território nacional para atender 24 horas por dia no telefone gratuito 188, por e-mail ou por chat.


Segundo Antonio Batista, que faz atendimentos e também é formador de voluntários, o CVV atende anualmente 3,5 milhões de pessoas, sendo que 90% desse número é pelo telefone.


"Esse número vem crescendo. Em relação à quarentena, ainda não dá para saber se aumentou a quantidade de procura, mas o que podemos perceber é que está muito presente nos contatos falar de isolamento, de sentir-se só, de pessoas com receio de ir para o hospital ou do fato de não poder acompanhar um enterro", diz.

Além de buscar o auxílio com profissionais, há algumas dicas que podem ajudar a manter a saúde mental.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade