Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as dicas

Dor de barriga: quais as causas e como combatê-la?

Redação Bonde
10 set 2015 às 16:44
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vamos conhecer alguns tipos de dores de barriga, quais suas causas e o que fazer para acabar com o problema.

Dor de barriga constante
– O que pode ser: sinal de gastrite ou úlcera gástrica quando surge na região superior da barriga, mas também pode indicar inflamação no intestino ou vermes intestinais, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


– O que fazer: tomar chá de camomila ou erva-Luísa 2 a 3 vezes por dia e, caso a dor não diminua em 24 horas, consultar o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Dor de barriga e febre
– O que pode ser: normalmente é sinal de infecção e, por isso, se a dor surgir na região superior, pode indicar uma gastroenterite, enquanto se aparecer na região inferior da barriga pode indicar uma infecção urinária ou apendicite, por exemplo.

Publicidade


– O que fazer: iniciar uma dieta leve com alimentos cozidos e sem condimentos, e ir ao médico porque pode ser necessário tomar antibióticos para eliminar a infecção.


Dor de barriga e diarreia
– O que pode ser: pode estar relacionado com algum alimento que foi ingerido e que poderia estar estragado, mas também pode indicar inflamação do intestino, cólon irritável, sensibilidade ao glúten ou Doença de Crohn.

Publicidade


– O que fazer: beber bastante água durante o dia para equilibrar a perda de líquidos pela diarreia e consultar um gastrenterologista caso a diarreia se mantenha por mais de 24 horas.


Dor de barriga e vômitos
– O que pode ser: os vômitos podem estar associados a vários problemas abdominais, como gastroenterite, problemas na vesícula ou apendicite, por exemplo.

Publicidade


– O que fazer: evitar frituras, alimentos condimentados, comidas industrializadas e refrigerantes nos primeiros 2 dias e ir ao médico caso surjam mais de 2 episódios de vômitos.


Dor de barriga no lado direito inferior
– O que pode ser: normalmente é sinal de apendicite, especialmente quando a dor começou perto do estômago e se deslocou para o lado inferior direito da barriga. Porém também pode indicar excesso de gases, irritação intestinal ou problemas nos ovários, por exemplo.

Publicidade


– O que fazer: é recomendado fazer uma massagem abdominal para tentar liberar gases intestinais, no entanto, caso a dor fique mais forte, piore ao tossir ou dure mais de 2 dias deve-se ir ao pronto-socorro.


Dor de barriga e gases
– O que pode ser: A dor na parte de baixo da barriga, com barulhos e gases geralmente indica presença de gases presos e prisão de ventre

Publicidade


– O que fazer: tomar o chá de sene, caminhar por 20 minutos e se não melhorar, tomar 1 comprimido de carvão vegetal para eliminar os gases.


Dor de barriga depois de comer
– O que pode ser: quando a dor é na parte do meio, superior, pode indicar gastrite ou úlcera, mas se houver dor na parte inferior da barriga e diarreia ou gases, pode indicar uma certa intolerância ao alimento ingerido.


– O que fazer: se suspeita de gastrite, experimente tomar o chá de espinheira santa antes das refeições, e se suspeita de dificuldade na digestão de algum alimento, marque uma consulta com um alergologista.

A dor na barriga também pode surgir em momentos de ansiedade e nervosismo, nesse caso deve-se acalmar tomando um suco de maracujá ou chá de camomila e tentar controlar as emoções.
(com informações do site Dicas Sobre Saúde)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade