Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para especialista

Educação nas escolas é aliada para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
26 jun 2017 às 12:47
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A educação sexual nas escolas é o principal aliado para a prevenção e para a redução de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV, as hepatites B e C e a sífilis, cujas ocorrências vêm crescendo em Londrina e no Brasil.

Para o enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Edvilson Cristiano Lentine, o trabalho de educação sexual faz com que as informações sejam melhor incorporadas e levadas adiante pelas pessoas, em comparação às orientações passadas na vida adulta. "É como o combate ao mosquito da dengue: é melhor assimilado se começa desde cedo, além de os filhos levarem os conceitos para os pais dentro da casa. Também é assim com a educação para o trânsito. Mas, com a educação sexual, tem um monte de barreiras."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Essas barreiras, avalia, começam entre professores e direção, que têm dificuldade de tratar desses temas no ambiente escolar. Também afeta boa parte dos pais, que acreditam ser um incentivo à iniciação sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Para o enfermeiro, os assuntos têm de ser tratados com os adolescentes para que essas pessoas cheguem aos 20 ou 30 anos de idade conscientes. "Tem de ser um trabalho conjunto entre as pastas de Educação e Saúde. Assim, o aluno vai pensar, no futuro, que as doenças [sexualmente transmissíveis] existem e que ele precisa se cuidar", diz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade