Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Entenda a importância do Novembro Azul para a saúde masculina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 nov 2019 às 08:35
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, com cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes por ano, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). As estatísticas são preocupantes, já que apontam que o câncer de próstata mata um homem a cada 15 minutos.

O preconceito dos homens relacionado aos exames preventivos ainda é uma barreira para o diagnóstico precoce de problemas da próstata, explica o médico urologista Osni Silvestri, do Hospital VITA, em Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dados do Ministério da Saúde indicam que mais de um terço dos homens não cuidam da própria saúde. Além disso, uma pesquisa recente revelou que 59% dos homens não costumam manter consultas periódicas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Segundo Osni, é preciso mudar o comportamento dos homens em torno do hábito de consultar um médico e realizar exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. "Procurar um médico somente quando se está com algum sintoma, pode levar, muitas vezes, a um diagnóstico tardio, além de dificultar o tratamento”, alerta o urologista.

Publicidade


O especialista explica que, se identificado na fase inicial, isto é, quando não são apresentados sintomas claros, o tratamento do câncer de próstata é mais simples e com grande probabilidade de cura. Alguns desses tumores podem crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e levar à morte. "A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais", ressalta o médico.


Osni explica que a doença também é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% das ocorrências no mundo aparecem a partir dos 65 anos. Porém, o médico alerta que é recomendado que se inicie a realização anual de exame aos 50 anos e, se o homem tiver histórico de câncer de próstata na família, o acompanhamento deve iniciar a partir dos 45 anos.

Publicidade


Um homem cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco de desenvolver a doença. Esse risco torna-se maior ainda para os homens que têm um irmão com o problema. Se o paciente tiver menos de 65 anos e um parente com a neoplasia, a probabilidade aumenta de seis a 11 vezes.


Novembro Azul - O Novembro Azul é uma das campanhas de conscientização de saúde mais importantes do mundo e nasceu no Brasil. Em 2011, inspirada pelo movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e pela campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama, Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, decidiu lançar o Novembro Azul.

Publicidade


Em pouco tempo, a campanha ganhou projeção e se transformou em uma ação de domínio público e tornou-se uma grande mobilização que engaja milhões de pessoas em torno da prevenção de doenças e saúde masculina, em especial o diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Doenças do homem - Além do câncer de próstata, Osni esclarece que as doenças que acometem a população masculina com mais frequência são a hiperplasia prostática (aumento da próstata), a litíase urinária (pedras nos rins) e a impotência sexual.


Diagnóstico - Para detectar essas alterações, são recomendados alguns exames, como: PSA (Antígeno Prostático Específico), função renal, glicemia, exame de urina e dosagens hormonais, os quais devem ser feitos uma vez por ano.

A proteção contra essas anomalias passa por hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, não fumar e praticar atividades físicas. "Estas atitudes contribuem para a melhoria da saúde e prevenção de doenças”, complementa Osni.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade